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Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

18/04/2020 05h00
Por: Redação
Sorocaba, da dupla “Fernando & Sorocaba”, parceiro da poderosa “Boehringer Ingelheim” divulgando o Ivomec, participa neste sábado, às 22h, da 1ª “live” multiplataforma, através do Youtube/FernandoeSorocaba
Sorocaba, da dupla “Fernando & Sorocaba”, parceiro da poderosa “Boehringer Ingelheim” divulgando o Ivomec, participa neste sábado, às 22h, da 1ª “live” multiplataforma, através do Youtube/FernandoeSorocaba

Crise e criatividade...

... “Quem não se comunica, se estrumbica”, já ensinava o “Velho Guerreiro”, Chacrinha, um dos fenômenos da comunicação, nos melhores anos da TV aberta. Os tempos mudaram, os veículos de comunicação também e as exigências e demandas dos consumidores, atualmente, são bem diferentes. Em tempos de pandemia pelo coronavírus e com o isolamento social, de forma inesperada e inédita, (da noite para o dia), empresas e profissionais foram obrigados a se reinventar. Com as portas fechadas, o faturamento zerado e os clientes órfãos do atendimento de suas necessidades, não consideradas básicas, pelos gestores públicos, a criatividade passou a ser o diferencial para a permanência no mercado, quando tudo isso passar. Crise e criatividade   sempre caminharam juntas. As empresas e profissionais na tentativa da sua sobrevivência buscam alternativas, para neste momento, não se distanciarem de seus clientes. O mesmo acontece também, no segmento artístico, onde as lives e grandes nomes de sucesso no mundo da música atingem além dos seus fãs, audiências recordes.  

 

Desafios e Oportunidades... 

... Em meio a tudo isto, existem muitas chances do seu produto ou do seu negócio morrer, nos próximos anos. Vivemos perspectivas de novos tempos, num mercado promissor, mas, também bastante cruel. Produtos e serviços podem deixar de existir por diversos motivos. Um dos desafios, muito maior que realizar a primeira venda, é continuar faturando.  Em tempos de pandemia e isolamento, as redes sociais, compartilhamento de vídeos, fotos tornam-se ainda mais úteis para unir o público e a marca do seu produto, ou empreendimento. Além disso, essa plataforma pode oferecer outros benefícios, como a geração de “leads” e Marketing Digital.  Dentre os diversos recursos disponíveis, a “live” no Instagram vem ganhando destaque para manter e conquistar novos seguidores. Disponível em qualquer tipo de perfil, esse formato de conteúdo ganha destaque por aumentar o potencial de vendas de uma empresa ou produto. A produção de lives nessa rede social pode ser uma ferramenta certeira para conquistar mais “leads” e potencializar suas vendas. O tempo limite para a gravação é de até 60 minutos. Durante a transmissão, você conseguirá visualizar quantos seguidores estão assistindo, poderá enviar notificações sobre a live, fazer convites além de receber e responder comentários.

 

Como fazer um live...

... Que a transmissão ao vivo é uma ótima ferramenta todos sabemos. A questão é: como fazer uma live no Instagram, reunindo além de um público interessado o aumento de vendas? Diariamente, são postadas 40 milhões de fotos, a cada segundo nesta plataforma, que registrando milhares de likes e comentários. Conhecendo estas informações fica mais fácil compreender o motivo e as vantagens de se usar o Instagram e outras plataformas digitais como ferramenta e estratégia comercial.

 

Dicas importantes... 

... Para fazer uma live no Instagram você precisa estar preparado. O primeiro passo, é criar um roteiro, mesmo que você não o siga à risca. Anote tudo o que deseja falar e estruture uma apresentação. Treine em frente ao espelho, antes de ligar a câmera e se sentir seguro para entrar ao vivo. Em seguida, prepare um cenário, não precisa ser um local cheio de detalhes, muita informação, desvia a atenção da mensagem que está sendo transmitida.  Prepare um cenário clean, com boa iluminação, perto do que você deseja mostrar: você que quer entrar na “casa” das pessoas e cativá-las. Uma boa   qualidade do vídeo e do áudio é essencial. Fique atento para que nada atrapalhe a sua conversa com seus seguidores. Uma dica bem importante é fugir de janelas e ruídos externos que podem interferir negativamente na sua live. Evite falar baixo: mantenha um tom de voz agradável para que todos possam ouvir.

 

Foco no tema...

Outra dica importante é convidar outras pessoas para sua live no Instagram, é importante que pessoas influentes e que estejam focadas no mesmo tema que você participe, agregando valor e públicos diferentes com os seus interesses. Essa troca de experiências é muito positiva, para você, para os seus seguidores e do seu convidado. Todos devem sair ganhando. Outro detalhe, seja simpático, se você for tímido, procure treinar bastante, antes de fazer sua live no Instagram. A “simpatia” e a segurança em relação ao tema tratado, são fatores de sucesso da sua live. Demonstre otimismo, seu objetivo é cativar o seu público e levar informações relevantes. O intuito da live é fazer com que seus seguidores percebam como você é, no seu “dia a dia”.

 

Didática e objetividade...

... Avise com antecedência o seu público. Uma forma fácil e bem simples de conseguir atrair mais público para a sua live é avisar às pessoas com antecedência, para que elas memorizem o dia e horário.  Antes de entrar, ao vivo avise novamente, em todas as suas redes sociais. Assim, muitas pessoas ficarão informadas sobre o assunto. A didática e objetividade ao tratar o tema, perguntas certeiras, são também importantes para o engajamento da sua empresa e   manutenção de um diálogo com os seus seguidores. Prepare perguntas certeiras e objetivas. Faça um planejamento de todo o conteúdo que será apresentado na live e quais perguntas você poderá abordar. Lembre-se de perguntas interessantes, seja criativo, fale de coisas que poderão ajudar os seus seguidores, assim, com certeza eles voltarão a assistir seus conteúdos

 

Finalmente...

... Responda educadamente o seu público, por mais simples e boba que possa parecer uma pergunta.  A dúvida de uma pessoa pode ser também a mesma, de outras milhares de pessoas que seguem você. Mostre o seu diferencial através da educação e da didática ao abordar o tema escolhido, isto vai abrir portas para você e sua empresa, fazendo com que a experiência do consumidor seja das mais positivas.

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