Segunda, 20 de Janeiro de 2025 20:18
(34) 3334-4440
Agronegócio Agronegócio

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal são reconhecidos como Patrimônio Imaterial

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal são reconhecidos como Patrimônio Imaterial

08/12/2024 04h00
Por: Redação
Decisão foi anunciada pela Unesco na quarta-feira, 4, em reunião em Assunção, no Paraguai
Decisão foi anunciada pela Unesco na quarta-feira, 4, em reunião em Assunção, no Paraguai

O dia 4 de dezembro é uma data histórica para Minas Gerais e para o Brasil no cenário mundial. Nessa quarta-feira, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A decisão, anunciada em reunião realizada em Assunção, no Paraguai, coloca a cultura e a identidade de Minas em evidência global e faz com que o país tenha o primeiro produto da cultura alimentar incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.
O reconhecimento celebra os territórios produtores do Queijo Minas Artesanal e suas tradições, e representa a valorização dos saberes ancestrais e dos modos de vida dos mineiros. A inclusão na lista da Unesco também é uma oportunidade de fortalecimento econômico e social para os produtores e suas comunidades, além de impulsionar o turismo sustentável e de experiência nas regiões produtoras do QMA.
Técnicas desenvolvidas ao longo de mais de 300 anos, com origens nos pequenos produtores rurais, características únicas dos territórios de produção e saberes acumulados pelas comunidades locais foram alguns dos critérios que contribuíram para que Minas Gerais pudesse agora comemorar o importante feito.
"O reconhecimento não é apenas uma vitória para Minas Gerais, mas para todo o Brasil", ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Apoio – O anúncio é o resultado de um trabalho que começou em setembro de 2022, quando a candidatura foi lançada durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro. Desde então, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), tem promovido, no Brasil e no exterior, o QMA em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura (MinC), associações de produtores e entidades como o Sebrae Minas e a Emater-MG.
Minas Gerais conta com cerca de nove mil produtores de Queijo Minas Artesanal, gerando aproximadamente 50 mil empregos diretos e indiretos. A produção anual do QMA atinge cerca de 40 mil toneladas, com uma renda gerada que ultrapassa R$ 2 bilhões por ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberaba, MG
Atualizado às 17h10
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

27° Sensação
1.04 km/h Vento
67% Umidade do ar
100% (1.69mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 19° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Amanhã (22/01)

Mín. 19° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio