Coluna

Economia

Carlos Eduardo Nascimento

Coluna do Kadu

Coluna do KaduProf. Dr. Carlos Eduardo do Nascimento - Advogado e Consultor Tributário - Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - Secretário Adjunto de Administração da Prefeitura Municipal de Uberaba - Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG - Membro da Comissão Permanente de Estudos de Direito da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/MG - Avaliador de Cursos do INEP/MEC - Coordenador Pedagógico - Soluções Educacionais VLEX

25/04/2020 05h00
Por: Redação

AC E DC: VAMOS MUDAR O SIGNIFICADO DESTA SIGLA

Até dias atrás o significado da sigla AC/DC era ligado, principalmente, ao nascimento de Jesus Cristo, ou seja, 2020 anos atrás. Todavia, depois da Pandemia provocada pelo CORONAVÍRUS, esta sigla pode passar a ter uma nova interpretação, “AC” - Antes do Corona e “DC” Depois do Corona. Em 2015 quando conclui meu Doutoramento pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE, defendi minha tese perante uma banca extremamente renomada, composta pelo meu orientador Prof. Dr. Vicente Bagnoli, pelos avaliadores Prof. Dr. Felipe Chiarello e Prof. Dr. Fabiano Del Masso e pelos examinadores externos Prof. Dr. João Bosco Leopoldino da Fonseca (UFMG) e Profa. Dra. Paula Forgioni (USP). Nesta defesa, utilizei das ideias de Joseph Schumpeter para trazer para a atualidade a “TEORIA DA INOVAÇÃO DESTRUIDORA”, dissertando sobre as inovações advindas após momentos de rupturas de paradigmas.

 

NOVAS POSSIBILIDADES

A partir desta ruptura mercadológica, provocada pela PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, o homem terá que se reinventar, pois deverão surgir novas possibilidades nos mais diversos ramos do mercado, bem como, outras deixarão de existir, pela inviabilidade de continuidade, demonstrada durante a pandemia. Diante destas situações fáticas irrefutáveis, temos que criar este marco na humanidade. AC – Antes do Coronavírus e DC – Depois do Coronavírus.

 

FRAGILIDADE DO BACKBONE DA INTERNET

A partir do momento em que grande parte da população, teve que se trancar em casa, devido ao isolamento, ficou claro que a Internet (rede mundial de computadores) não suportou a quantidade de acessos e entrou em colapso, talvez devido a comodidade do homem, que havia se acostumado com o funcionamento relativo da mesma. Pois, quando foram solicitadas melhorias imediatas nestes sistemas, a grande maioria das empresas de Tecnologia da Informação responderam a contento.

 

A POLÍTICA VAI MUDAR, MAS JÁ ERA HORA

Mais do que a Política (partidária), os Políticos, (aqueles eleitos pelo POVO), terão que mudar. A Sociedade está clamando por mudanças comportamentais, pois não aceita mais estes atos politiqueiros. Me formei em direito em 1992, depois disso já cursei, Especialização, Mestrado e Doutorado, também já participei de inúmeros eventos no Brasil e no Mundo, onde consegui aprender o que realmente significa o termo POLÍTICA, e posso afirmar que não é o que determinados elementos que se dizem políticos andam praticando por aí. Sair gritando e dizendo que são honestos, e/ou paladinos da justiça, quando suas condutas pessoais não são tão corretas, não cola mais. As pessoas conhecem quem é quem na atual conjuntura social. Nem poderíamos dizer que tem telhado de vidro, pois não sabemos se eles têm algum telhado. Estes deveriam ler os antigos filósofos gregos, criadores do termo POLÍTICA, pois a palavra política tem origem no termo grego politiké, que é a união de outras duas palavras gregas: polis e tikós. Polis significa cidade e tikós é um termo que significa o bem comum dos cidadãos. Assim, politiké era um termo grego que significava governo da cidade para o bem comum de todos os cidadãos, e não seu interesse particular e POLITIQUEIRO. Prezado senhor POLÍTICO, acredito que tenha recebido o recado. Irei acompanhar de perto sua campanha deste ano, pois sei que será candidato, infelizmente, de novo. Ainda bem que suas chances são pífias, para a felicidade de todos. Aguardemos o resultado das urnas, pois todo o POVO de Uberaba, já aprendeu a conhecer o senhor e conhece este seu joguinho sórdido e despido de qualquer conduta ética. Aliás, gostaria de saber se o senhor sabe o real significado deste termo. Sabe?? 

 

POLÍTICO TEM QUE SER DE CARREIRA SIM

Pode parecer estranha a colocação, mas depois de alguns anos dentro da vida pública e depois de muitos outros na iniciativa privada, que nunca abandonei, posso afirmar que temos que ter na política, em cargos estratégicos, pessoas que conheçam a fundo o que é e como funciona o Poder Público, não podemos colocar no Poder Público pessoas que não tenham se preparado para ele, nem que seja através de estudo. Devemos ter em mente que o ser humano, através de estudo e dedicação, pode fazer qualquer coisa, bem como, se qualificar para qualquer cargo público, todavia, o POVO não pode pagar o preço de colocar pessoas incompetentes na Administração Pública. A propósito, prezado senhor, eu me preparei para estar onde estou e meus estudos na área jurídica, ao longo de quase 3 décadas, me qualificam para estar onde estou. Tenho dito.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários