Mebox
Covid-19

Conjuntivite pode ser sintoma de coronavírus

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação nos olhos, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus

25/04/2020 05h00
Por: Redação
O especialista Frederico Zago explica que o paciente deve considerar suspeita se a conjuntivite vier acompanhada de sintomas do novo coronavírus - FOTO: IMAGEM GO
O especialista Frederico Zago explica que o paciente deve considerar suspeita se a conjuntivite vier acompanhada de sintomas do novo coronavírus - FOTO: IMAGEM GO

Um estudo recente, realizado na China, sugere que até um terço das pessoas contaminadas com o novo coronavírus apresentam também a conjuntivite. “Os olhos, assim como a boca e o nariz, são porta de entrada para o vírus no organismo.  Alguns pacientes têm apresentado, além dos sintomas já conhecidos do Covid-19, a inflamação nos olhos”, explica o infectologista e especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.  

A conjuntivite é uma doença caracterizada pela inflamação nos olhos, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. Apresenta sintomas como vermelhidão nos olhos, inchaço nas pálpebras, secreção e lacrimejamento, intolerância à luz e dor no olho.

"A conjuntivite viral pode provocar infecções das vias aéreas superiores, em conjunto com resfriados e gripes, mas é importante que o paciente só procure o hospital caso sinta falta de ar, pois o momento é delicado para o sistema de saúde do país", enfatiza Frederico.

Por ser altamente contagiosa, assim como o coronavírus, o principal cuidado é lavar as mãos com frequência, além do uso do álcool em gel. O especialista alerta ainda que não há necessidade de pânico, já que a conjuntivite, sem estar acompanhada de outros sintomas, não deve estar ligada ao coronavírus.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários