Morreu nessa sexta-feira e será enterrado amanhã, domingo, dia 29, em Uberaba (MG), onde nasceu, o pediatra Dioclécio Campos Jr. Tendo presidido por dois mandatos, de 2004/2007e 2007/2010, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - sediada no Rio de Janeiro -, e se tornado integrante da Academia Brasileira de Pediatria, muito fez pela saúde e pela qualidade de vida de crianças e adolescentes. Foi Dioclécio quem elaborou e entregou à então senadora Patrícia Saboya, o anteprojeto de lei para a ampliação da licença-maternidade de 4 para 6 meses, nas companhias que aderissem ao Programa Empresa Cidadã, aprovado pelo Congresso Nacional em 2008. A idéia foi logo encampada para o funcionalismo federal, bem como os estaduais e grande parte dos municipais, beneficiando de imediato inúmeras mulheres e crianças.
Formado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, e tendo feito residência no Instituto Fernandes Figueira (RJ), concluiu o mestrado e o doutorado em pediatria pela Université Libre de Bruxelles (ULB), na Bélgica. Foi professor adjunto de pediatria da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB). Organizou e trabalhou em importantes serviços de pediatria no Brasil. Preocupado com a qualidade do ensino, representou a SBP e em seguida tornou-se presidente do Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC) – responsável pela elaboração de inovador currículo para a residência de três anos, implantado no Brasil e em vários países.
Entre os anos de 1985 e 1987, coordenou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC) do Ministério da Saúde. Também esteve à frente da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e da secretaria de governo da Secretaria da Criança do Distrito Federal. Foi um dos organizadores do Tratado de Pediatria brasileiro, dos livros Filhos (da gravidez aos 2 anos de idade; de 2 a 10 anos e Filhos Adolescentes de 10 anos aos 20 anos), autor também de livros de ensaios e de poesia. Durante muitos anos colaborou com o Correio Braziliense e, em 2022, teve a alegria de ver inaugurado o Hospital da Criança de Brasília pelo qual muito lutou. Deixa mulher, filho, nora e duas netas.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva