Os dados do Ministério da Saúde com o do Governo de Minas são divergentes, a exemplo de 2024.
Neste ano o Brasil registrou 52.938 casos prováveis de dengue, sendo 13.192 confirmados, além de 4 óbitos confirmados e 56 em investigação, segundo os dados do painel de monitoramento do MS.
Os mesmos dados apontam que Minas Gerais registrou 4.331 casos prováveis de dengue, com 1.382 confirmados, 2 óbitos confirmados e 2 em investigação. Os dados da SES são que Minas registrou 2.075 casos prováveis, com 536 confirmados e nenhum óbito.
Em Uberaba o MS aponta que Uberaba registrou 134 casos, sendo 5 confirmados e não há nenhum óbito registrado. Já o Boletim da SES registrou que Uberaba está com 175 casos prováveis, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde registrou, com dados do dia 13, 66 casos, sendo 4 confirmados.
Em nota, a SES-MG não confirmou as mortes por dengue em Minas Gerais neste ano e destacou que a divergência pode estar relacionada aos filtros dos dados.
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a diferença entre os dados do painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses de Minas Gerais e do painel do Ministério da Saúde pode ocorrer devido aos filtros aplicados para obtenção dos dados epidemiológicos. Esses filtros englobam critérios como o ano de início de sintomas, ano epidemiológico de sintomas, ano de notificação, entre outros relacionados a casos notificados, prováveis e descartados.
A seleção desses critérios e a forma de tratamento dos dados pode ter ocorrido de maneira diferente, resultando na divergência. Além disso, dado que o sistema é online, a data de extração dos dados pode ocasionar divergências, uma vez que as informações são atualizadas constantemente pelos municípios, que são os responsáveis pelas notificações”, diz a SES.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsas