Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

01/05/2020 05h00
Por: Redação
Empresas de transporte coletivo de Uberaba, Líder e São Geraldo, podem interromper circulação - Foto: Neto Talmeli
Empresas de transporte coletivo de Uberaba, Líder e São Geraldo, podem interromper circulação - Foto: Neto Talmeli

SEM TRANSPORTE COLETIVO

As empresas de transporte coletivo de Uberaba, Líder e São Geraldo, já dispensaram mais de 40 funcionários devido à queda no movimento que chega a 75%, causado pela pandemia do coronavírus. Continuando assim, as empresas podem paralisar suas atividades em até 100%, ao seja, deixarem de circular, pois não conseguirão manter a manutenção operacional dos veículos.

 

ASSUNTO A SER DISCUTIDO

Sem dúvida, esse será mais um assunto a ser abordado pelo Comitê Técnico Científico para a Covid-19 com o Grupo Estratégico de Gerenciamento de Risco, que estarão reunidos na próxima terça-feira (5), quando novas flexibilizações poderão surgirem.

 

ALAN SOLICITA AO PREFEITO

O vereador Alan Carlos da Silva (MDB), fez uma solicitação direta ao prefeito Paulo Piau para que olhe com carinho para as academias, consultórios odontológicos, clínicas médicas, laboratórios, dentre outros estabelecimentos para que sejam contemplados com a flexibilização na próxima terça-feira. Estão todos querendo trabalhar.

 

OBRAS NA LEOPOLDINO AVANÇAM

As obras de reestruturação e recuperação da pista do corredor BRT – Leste/Oeste avançam e a partir de segunda-feira (4) o trecho que dá acesso à rotatória da UPA do Parque do Mirante será interditado durante três dias para atender ao cronograma de execução. A Prefeitura de Uberaba informa que diante da necessidade da interdição, os moradores das imediações e quem trafegar pelo local deverão ficar atentos à sinalização de desvios.

 

HOSPITAL REGIONAL CONTRATA

A Prefeitura Municipal de Uberaba publicou no Porta-Voz de quarta-feira (29) processo seletivo para uma vaga de oficial em edificação para o Hospital Regional José Alencar (HR). Os interessados - com os requisitos básicos para o preenchimento do cargo - devem cadastrar seus currículos no endereço eletrônico www.hospitalmariopalmerio.uniube.br.

 

PREFEITOS COBRAM AÇÕES

Pedidos de urgência na aprovação do Projeto de Lei Complementar (PL) 149/2019 que obriga o governo federal a compensar a queda de arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) e prorrogar a recomposição da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até o final do ano, além de suspender a dívida previdenciária e do pagamento contribuição patronal. Solicitações foram feitas aos parlamentares do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos consórcios Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul) e Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), ambos sediados em Uberaba.

 

TAXA DE DESEMPREGO SOBE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou há pouco a taxa de desemprego do Brasil no primeiro trimestre deste ano. A taxa de desocupação subiu para 12,2%, uma alta de 1,3 ponto percentual na comparação com o último trimestre de 2019. Trata-se de 1,2 milhão de pessoas a mais na fila por um emprego no país, totalizando 12,9 milhões de desempregados.

 

EMPRESÁRIOS SÃO ATENDIDOS

O endereço eletrônico [email protected] já recebeu cerca de 90 e-mails de empresários uberabenses em um mês de disponibilização. O canal de suporte foi criado pelo Grupo de Trabalho de Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) para que as pequenas empresas e atividades comerciais impactadas pelo coronavírus na Cidade possam tirar dúvidas sobre seus direitos e sobre as medidas adotadas pelos governos federal, estadual e municipal.

 

CIRCUITO CULTURAL ONLINE 

A Fundação Cultural de Uberaba apresenta atividades no fim de semana: 1º e 02/05, Carol Tavares - Instagram: @caroltavaressound e Facebook: caroltavaresmpb - 18h30 às 20h30; 1º/05, Live Esquenta Cabaré com Aninha Mendes e Patrícia em prol das instituições Casa de Acolhimento Isabel do Nascimento e Grupo Mãos Amigas - Anjos do Amor no Youtube: aninhamendesepatricia - 18h; 3/05, Sarau Solidário - Studio Andrea Gaia no Instagram: @studioandreagaia - 19h. Para contribuir com o seu ingresso para assistir o show, basta fazer a contribuição no valor que desejar.

 

NEGOCIANDO COM O CENTRÃO

Em entrevista ao jornal EL PAÍS, o filósofo e presidente do Cebrap, Marcos Nobre, diz que demitir Sergio Moro é um bônus para o governo negociar com o centrão. Para ele, momento é de baixar as armas na política e parar de culpar os demais.

 

PRÓS E CONTRAS

Em webinar, o ministro do STF Luis Roberto Barroso abordou os prós e contras de um possível adiamento das eleições municipais previstas para outubro. As principais lideranças políticas do país também têm reforçado a importância de se manter o calendário eleitoral para este ano, ainda que com ajustes na maneira e dia da realização.

 

HEMOCENTRO ABRE AMANHÃ

A Fundação Hemominas informa que devido ao feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio (sexta-feira), as unidades não funcionarão para atendimento aos candidatos à doação de sangue. No sábado, 2 de maio, os Hemocentros de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba e a Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubitschek funcionarão normalmente.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários