Banner prefeitura Covid
Covid-19

Especialista alerta sobre a importância de troca da máscara

O especialista lembra que o tecido é mais poroso, então, pode resistir por mais tempo, em torno de quatro horas

05/05/2020 05h00
Por: Redação
O especialista, Frederico Zago, alerta a população sobre a importância do uso da máscara facial - FOTO: DIVULGAÇÃO
O especialista, Frederico Zago, alerta a população sobre a importância do uso da máscara facial - FOTO: DIVULGAÇÃO

O comércio da cidade reabriu as portas e a comunidade deve redobrar os cuidados na hora de sair de casa para evitar a contaminação do novo coronavírus. "Uberaba apresenta números amenos, com curva suave, mas é importante que a comunidade se programe e não saia sem necessidade. O ideal é voltar rapidamente para casa. A comunidade precisa trabalhar para conseguir o sustento, mas devemos seguir as regras impostas pela prefeitura", explica o infectologista e especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.  

O uso da máscara facial, que cubra boca, é obrigatório para clientes e atendentes de estabelecimentos, desde a publicação do decreto municipal (5459/2020), em 17 de abril deste ano, pela Prefeitura Municipal de Uberaba.

O item, quando usado corretamente, ajuda a evitar a propagação da doença. "Quando a pessoa tosse ou espirra, a máscara impede que a gotícula alcance quem está próximo ou as superfícies onde há contato direto", salienta o especialista.

Frederico recomenda ainda que a máscara descartável seja trocada a cada duas horas. "Quanto mais a pessoa falar com a máscara, mais rápido será necessário trocá-la por causa da umidade".

O especialista lembra que o tecido é mais poroso, então, pode resistir por mais tempo, em torno de quatro horas.

No momento da troca da máscara, é importante puxar pelos elásticos e não tocar a superfície úmida.

Para transportar a máscara no carro ou na bolsa, a recomendação é que se armazene num envelope. Se for descartar, basta colocar o envelope diretamente no lixo.

No caso das máscaras de tecido, a lavagem deve ser feita com água e sabão ou detergente. Depois de seca, recomenda-se passar com o ferro elétrico em alta temperatura para inativar o vírus.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários