Geral

O interesse brasileiro pela Copa

Carlinhos Sete

De tanto alguns encherem com isso, foi feita uma pesquisa sobre o interesse dos brasileiros na Copa do Mundo comparado a outros assuntos. Tenho certeza de que você, meu querido leitor, conhece aquela pessoa que fala mal da Copa misturando futebol com política. Fora aqueles que torcem contra só pra contrariar. “E lá vamos nós” falar sobre isso de novo…
Para deleite dos chatos de plantão, o Instituto Paraná fez uma pesquisa online com 2.285 brasileiros em 178 municípios de 26 estados mais o Distrito Federal para avaliar a percepção do Brasileiro sobre o tema “Copa do Mundo 2018” entre terça e quinta passada. Eis os resultados: 33,1% estão interessados sobre notícias sobre a Copa da Rússia, 30% estão mais interessados em notícias sobre as eleições deste ano e 28,7% têm interesses relacionados à Lava Jato.
Ainda na mesma pesquisa, foi feita a seguinte pergunta: “O que o Sr.(a) considera mais importante: que o Brasil seja campeão da Copa do Mundo ou que o seu candidato seja eleito presidente do Brasil?”. Para 77,3% dos entrevistados, eles preferem que o seu candidato seja eleito, para 16% que o Brasil seja campeão do mundo de futebol, e para 5,2%, nenhum dos dois.
Não é segredo de que eu gosto de futebol e consequentemente de Copa, mas pra mim é um olho no gato, outro no peixe, e é bom ver que tem muito brasileiro que apesar de assistir a Copa, está de olho nas eleições e também protege a Lava Jato, mas vou bater na mesma tecla: Por que não ter interesse em Copa do Mundo? Até concordo de que se a Seleção ganhar ou perder, não vai mudar nada na área de Saúde, na Segurança e muito menos na Educação. Isso só mudará com a minha, com a sua, com a nossa atitude como brasileiro em não deixar que esses que estão acabando com nosso país, seja como funcionário público, como político ou até mesmo nas pequenas vantagens que muitos querem levar no dia-a-dia.
Agora, esse discurso de politizar qualquer esporte é pura bobagem. Como bem diz uma frase que corre pela internet: “Torcer pelo Brasil na Copa não nos torna idiotas. Reeleger corrupto, sim”. De mais a mais, eu mesmo conheço alguns que reclamam da Copa, mas bem que ficam quietinhos quando não têm de trabalhar nos dias de jogos, fora aqueles que transformam rapidamente dia de jogo em feriado, né?
E agora que a Copa acabou para o Brasil, você, que tanto se queixou, vai fazer reclamar de quê?

Carlinhos Sete – Escritor e cronista. Também faz o quadro “Aí tem” na Rádio Sete Colinas. Seu novo romance, “Desamores”, já está disponível nas melhores livrarias da cidade.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.