ColunasFogo de Conselho

Projeto Escotismo nas Escolas

Fogo de Conselho - Lawrence Borges

A escola estadual Quintiliano Jardim, em parceria com o 153º Grupo Escoteiro Uberaba, promoveram, nos dias 2 e 3 de novembro, projeto Acantonamento “Um dia de Escotismo”, sob a coordenação da professora Julia Barbosa, dentro do Projeto Escotismo nas Escolas.
O objetivo é incentivar a prática do escotismo em espaços escolares, não apenas compartilhando espaços educativos, mas, principalmente, oportunizando ao jovem educando a efetiva participação em atividades alternativas, enquanto práticas educativas diferenciadas na sua formação integral.
A execução do Projeto em parceria com os alunos da escola possibilitou a realização de atividades escoteiras dentro do espaço físico escolar, com a interação dos alunos com professores e seus colegas de aula, reforçando os conhecimentos adquiridos durante as aulas e colocando em prática, de forma lúdica, os conhecimentos adquiridos, fundamentando a proposta educativa dentro das diretrizes do Movimento Escoteiro, cujos princípios são baseados na honra, integridade, lealdade, presteza, disciplina, responsabilidade e respeito.
O Escotismo é um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundador, Baden-Powell.
O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.
Nada acontece sem que haja uma equipe engajada e comprometida com os ideais de “Educar para Libertar”, afirma o Diretor José Ronan Borges. Participaram deste projeto 27 alunos do Ensino Fundamental II, professores e servidores da Escola.
A Escola Estadual Quintiliano Jardim sempre foi referência na integração de projetos inovadores com os alunos tais como, grafite, skate, Hallowen, feiras de conhecimento, novos talentos.
A presidente dos Escoteiros de Uberaba, Nereida Helena, esclarece que o projeto realizado com a Escola foi o piloto a ser desenvolvido e será ampliado com as demais escolas de Uberaba.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar