CidadeDestaque

Obras do Calçadão entram em nova fase

Teve início na manhã de ontem, uma nova etapa das obras do Calçadão da Artur Machado, que cabe a empresa vencedora da licitação – a Quatro Construções MCGF LTDA EPP. Essa fase inclui os serviços de compactação de terreno, colocação do piso, iluminação e mobiliário urbano da área.
A primeira etapa de reparo no solo foi entregue no começo de julho pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, que finalizou a parte do sistema de drenagem da área em apenas 24 horas. O feito chamou a atenção, uma vez que a previsão de entrega desta fase era de até 30 dias.
Na ocasião foram instalados tubos PEAD para a nova drenagem do trecho. A galeria de pedra velha, chamada de galeria secular, foi aberta e constatada o vazamento intenso de água. A partir daí, foi necessário a colocação de um colchão drenante e regularização do solo.
Depois disso, a equipe do Codau complementou as obras de melhorias na rede de esgoto do espaço. A ação consistiu na retirada da rede que desce da Praça Rui Barbosa até o interceptor de esgoto instalado na avenida Leopoldino de Oliveira, consistindo na retirada de toda a carga que atravessa o calçadão.
O fechamento desta etapa estava sendo muito aguardada pelo secretário de Obras, Marcondes Freitas. “O Codau realizou as obras para melhorias na rede de esgoto do Espaço Artur Machado. Essa ação foi necessária para evitar um retrabalho futuro sendo esse um dos principais fatores que causavam o estufamento do piso. A partir de agora, a empresa efetivamente responsável pelas atividades, volta a sua normalidade com prazo para entrega definitiva da etapa do Calçadão”, explica Marcondes.
O secretário adjunto da Seob, José Donizetti de Melo reforçou a obrigatoriedade da empresa. “A obra, que consiste o Calçadão da Artur Machado, tem o prazo para ser entregue de até 60 dias. Já a parte referente à praça Rui Barbosa segue dentro da normalidade e deve ser entregue dentro de seis meses, conforme cronograma de atividades”, explica.
“Inicialmente, a empresa fará a instalação de caixas de água pluvial, depois instalações da parte elétrica onde ficarão os novos postes de iluminação pública, além da interligação de dados de fibra ótica para o funcionamento dos semáforos e paneis informativos e a regularização de todo o piso”, completa o superintendente.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.