Cidade

Parceria entre o Sesc, SindiComércio e SMS diminui demanda em oftalmologia

Secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto destacou a importância da parceria com o Sindicomércio e Sesc

Os atendimentos em oftalmologia na Unidade Móvel MedSesc encerraram esta semana no estacionamento do Hospital Regional José de Alencar e os resultados foram apresentados na quinta-feira (13) pela entidade na sede do SindiComércio. Trazida pelo Sesc, em parceria com o Sindicato do Comércio de Uberaba e Prefeitura de Uberaba/Secretaria Municipal de Saúde, esta é a quarta vez a cidade recebe os serviços promovidos pela entidade, contribuindo com a população local.
O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destacou a importância da parceria com o Sindicomércio e Sesc. “Já recebemos a carreta odontológica duas vezes, a carreta de saúde da mulher no final do ano em conjunto com o Outubro Rosa, e agora a carreta oftalmológica, que é um projeto diferenciado e de suma importância, principalmente por atender diretamente uma necessidade do município, que são as consultas oftalmológicas”, explica.
O supervisor de Serviços Sociais do Sesc, Marcelo Alexandre Ferreira, ressaltou que a parceria funcionou muito bem. “Foi importante e primordial para o sucesso do projeto contarmos com o apoio da Secretaria de Saúde, do Sindicato do Comércio e do Sesc Uberaba para realizar as atividades, que aconteceram conforme o cronograma”, enfatiza. Ao todo, foram 600 consultas oferecidas e realizadas; sendo 1.148 atendimentos de orientações (Educação em Saúde) durante os agendamentos das consultas. Diversos procedimentos clínicos foram realizados em 39 crianças, 54 adolescentes, 415 adultos e 92 idosos, sendo 384 pessoas do sexo feminino e 216 pessoas do sexo masculino.
Segundo Iraci, apesar de serem 600 consultas, foram movimentadas quase 1.200 pessoas na fila de agendamento do município. “Isso nos deu um impacto positivo de mais de 30% dentro da nossa demanda reprimida de espera, e o resultado apresentado hoje, foi um resultado já esperado, pois essas parcerias tem resultado muito positivos e estamos muito satisfeitos”, enfatiza o secretário.
Já o presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, ressaltou que foi percebida uma demanda muito grande de procura pela parte oftalmológica em Uberaba, junto à Prefeitura. “O Sindicomércio solicitou a carreta da saúde oftalmológica para Uberaba, e com apoio da Prefeitura na parte de estrutura também e o SESC mobilizando o pessoal e os profissionais, conseguimos junto ao poder público municipal trazer esse atendimento aos comerciários e pessoas mais carentes”, relatou o presidente do SindiComércio.

Balanço – Segundo os dados do Sesc, dos 600 pacientes atendidos, apenas 49 (8,16%) apresentaram visão sem alterações. Dos 551 pacientes diagnosticados com alguma alteração visual, 455 têm necessidade de utilização de lentes corretivas, por isso, receberam receituário de óculos; 95 foram encaminhados ao serviço de saúde municipal para continuidade de tratamento. Desses, 36 pessoas também precisarão de lentes corretivas e receberam receituário de óculos; e 37 com alterações visuais não terão necessidade de tratamento. Os 49 pacientes sem nenhuma alteração visual receberam apenas orientações.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.