DestaquePolítica

Piau assina acordo de cooperação visando garantir a qualidade do BRT

O prefeito Paulo Piau se reuniu, na tarde desta terça-feira (7), com a gerente de Mobilidade Urbana, Cristina Albuquerque e com a analista de Mobilidade Urbana, Mariana Barcelos, da WRI Brasil, para a assinatura do termo de Adesão que integrou Uberaba ao grupo de municípios que operam com o Sistema BRT (Bus Rapid Transit).
A reunião foi um desmembramento do encontro que aconteceu em 2016, quando representantes da empresa estiveram com o prefeito para conhecerem melhor a implantação dos projetos de mobilidade urbana que estão sendo viabilizados na cidade e prestar apoio ao sistema BRT, que segue em expansão.
Uberaba foi inserida no grupo de Benchmarking QualiÔnibus, que atua na troca de experiências vivenciadas pelas cidades visando à qualidade do transporte coletivo. Participam do projeto: Belo Horizonte e Região Metropolitana, São Paulo, Uberlândia, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Juiz de Fora, Joinville e, agora, Uberaba integra o grupo.
“A mudança de paradigma na mobilidade começará quando o transporte coletivo se tornar competitivo e atrativo em relação a outros modos de transporte. A falta de priorização e de infraestrutura de qualidade contribui para que os ônibus venham perdendo passageiros a cada ano. Isso leva ao uso excessivo dos carros, aumentando os congestionamentos e causando graves prejuízos às pessoas. Buscamos oferecer ferramentas que auxiliam na qualificação do transporte coletivo para fidelizar e atrair passageiros e consequentemente melhorar a qualidade de vida nas cidades”, explica Cristina Albuquerque.
Mariana Barcelos reforçou que é preciso entender os hábitos e necessidades de quem usa e depende do transporte coletivo para torná-lo eficiente e atrativo. “O próximo passo desse projeto em Uberaba será a aplicação de pesquisas quantitativas e qualitativas, desenvolvidas pelo WRI Brasil, para avaliar a qualidade do transporte coletivo a partir da experiência dos clientes”, diz.
A ferramenta adotada pelo município foi a QualiÔnibus, que avalia a percepção dos usuários desde a qualidade das estações até a satisfação com a frequência e conforto dos veículos. Os Indicadores de Qualidade QualiÔnibus contemplam, além da satisfação dos usuários, indicadores de desempenho, planejamento e gestão do serviço.

Foco na mobilidade urbana

O prefeito Paulo Piau fez questão de destacar que Uberaba está em amplo crescimento e cuidar desse interesse é uma obrigação. “Essa parceria contribuirá para a mobilidade urbana da cidade. A WRI é uma instituição que desenvolve um trabalho específico e, com isso, teremos condições de avançar com o transporte público atendendo ao crescimento da cidade e indo de encontro com a realidade presente em vários países”.
O secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Wellington Cardoso, também comemorou o feito dizendo que a ação demonstra a preocupação da administração com a população. “Não existiu custo algum para o município, mas sim uma parceria. Esse conceito é bem comum em países de primeiro mundo, visando o compartilhamento de experiências, como é o caso da WRI com Uberaba”.
Por fim, o superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, disse que a parceria contribuirá para a cidade. “Temos que agradecer ao prefeito a confiança depositada e a WRI que está oficialmente inserida no transporte coletivo da nossa cidade”.
Grupo de Benchmarking – A Pesquisa de Satisfação e os Indicadores de Qualidade possui uma estrutura ao mesmo tempo padronizada, para permitir o benchmarking, e flexível, para que possam ser utilizados por cidades de diferentes portes e diferentes necessidades. O Grupo de Benchmarking utiliza os Indicadores de Qualidade como metodologia para a coleta de dados dos sistemas, e a Pesquisa de Satisfação é a ferramenta que ajuda as cidades a obterem os dados referentes à satisfação dos usuários.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.