Cidade

Pirajuba comemora sucesso do Proerd

Mais de 180 crianças se envolveram no Proerd, realizado em Pirajuba por meio de uma parceria entre a PMMG e a Prefeitura Municipal.

Na última semana, Pirajuba fez a solenidade de encerramento do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirajuba, por meio das Secretarias de Assistência Social e Educação. O projeto teve início no mês de setembro e durante todo esse tempo realizou diversas atividades com o objetivo salientar as noções de cidadania e combater o uso de drogas por meio da educação.
O evento contou com a presença das autoridades dos poderes executivo, legislativo, representantes da Policia Militar, servidores da assistência social e educação, pais, familiares e as crianças. No ato, os participantes receberam certificado e prestaram juramento de boa conduta, se comprometendo a vivenciar e transmitir os valores aplicados pelo programa.
Como uma forma de motivar e estimular a participação, o Governo Municipal também realizou premiações para os autores das melhores redações, que nessa edição teve o tema: “escolher uma vida segura e saudável”. A dinâmica é uma maneira de contribuir com a valorização do conteúdo vivenciado, sendo que, ao todo, foram entregues 7 cestas de chocolates e também 4 bicicletas.
A Secretária de Assistência Social, Vaena D. Bernardes Neta, afirma que a administração Municipal de Pirajuba aderiu ao programa juntamente Policia Militar por acreditar que ações preventivas têm muito valor no contexto social. “É muito importante apoiar, conscientizar e sensibilizar de forma preventiva o combate do uso das drogas. É nesta interação onde profissionais, alunos e famílias se unem em torno de um objetivo que são geradas perspectivas de resultado, proporcionando, em muitos casos, um amanhã digno a ser vivido”, relatou Vaena.
Durante o tempo em que o Proerd foi desenvolvido em Pirajuba, foram realizados 10 encontros, nos quais executaram-se diversas atividades educacionais, coordenadas pelo cabo Fernandes. Na avaliação do Prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, foi uma maneira efetiva de contribuir para a redução da violência, uso de drogas ilícitas e também de proporcionar um futuro melhor para as crianças que foram público da ação. “Hoje o consumo de drogas, além de prejudicar o próprio usuário, é um fator que gera diversos problemas sociais, para começar, nas famílias dos envolvidos e por fim para a sociedade como um todo, pois, na maioria dos casos, os usuários de droga se envolvem em outros tipos de crimes. Acreditamos que a melhor maneira de formar cidadãos mais conscientes é por meio da educação e o devido acompanhamento social, que no caso de Pirajuba, é o que buscamos fazer de forma perene”, finalizou Rui.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.