AgronegócioDestaque

PMU, Embrapa e Epamig discutem projetos para expansão de Uberaba

Encontro entre o prefeito Paulo Piau, o diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cleber Soares, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Rui Verneque e instituições públicas e privadas do Município colocaram em discussão projetos, ideias e grandes expectativas sobre o fortalecimento da economia de Uberaba e região.
A Embrapa e a Epamig estão fortemente presentes em dezenas de projetos de pesquisa e desenvolvimento na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e, segundo o prefeito Paulo Piau, as expectativas são que “de agora para o futuro essa presença será ainda mais robusta”.
A história das entidades também foi lembrada no encontro que aconteceu na última semana e teve como proposta reforçar os principais feitos ocorridos na cidade ao longo da sua trajetória.
Entre os destaques está o melhoramento genético das raças zebuínas, na Fazenda Modelo, onde está sede da Embrapa Uberaba, que recebeu o Capim Braquiária, uma planta africana melhorada na Austrália e que acabou mudando a pecuária de corte quando passou a fazer parte da alimentação da raça Nelore e que expandiu para 80% das pastagens brasileiras, em relação as demais raças zebuínas presentes em todo o Brasil.
“O controle biológico de pragas, algodão, soja, feijão uberabinha, milho, sorgo, frutas, trigo dentre outras pesquisas, estão entre as que tiveram início em Uberaba. Assim, foram muitos momentos de glória da Fazenda Modelo, hoje denominada Univerdecidade, produzindo tecnologia para o Brasil e para o mundo”, expressa Piau.
Atualmente, a Fazenda Modelo abriga além da Epamig e da Embrapa, a Fazu, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Parque Tecnológico e, diversas outras empresas, entidades e instituições parceiras. “A Fazenda Modelo ainda será palco de grandes transformações urbanísticas, paisagistas e tecnológicas para Uberaba” destacou Piau.
O diretor Executivo da Embrapa, Cleber Oliveira Soares se mostrou satisfeito com as propostas e também, em relação aos casos de sucesso de startups e empresas com sede na cidade e que estão sendo referência no âmbito nacional. “É muito nítida a pujança e a vontade que pulsa em Uberaba sob a liderança do prefeito Paulo Piau sobre os projetos apresentados que vão além da realidade que estamos vivendo no país. Se não tivermos pessoas que vislumbrem o futuro iremos ficar para trás. Esse é o caminho de qualquer trajetória e me surpreendo com essa visão moderna e empreendedora mencionados aos anseios do mundo do agronegócio em relação a presença da Embrapa, da Epamig e instituições da rede estadual de pesquisa”, destaca Soares.
Ele declarou ainda a empresa está passando por um momento de crise e que o envolvimento com representantes políticos e de empresas privadas que estão buscando parcerias só reforça o importante papel do Triângulo em relação ao impulso tecnológico vivido nos últimos anos. “Precisamos construir esse ambiente. Se pensarmos que há 20 anos não teríamos condições de construir situações até então impossíveis nada disso seria possível”, afirmou.
O prefeito reforçou sobre a situação econômica vivida em todo o Brasil, mas, segundo ele, “enquanto todo o Brasil sofre com a grave crise moral, crise de gestão, crise econômica, crise política, estamos planejando, projetando e buscando parcerias capazes de colocar a cidade no patamar das melhores do país por meio da inovação. Já somos uma cidade inovadora desde a década de 30 e, atualmente, nos encontramos em 6º no ranking de produção de startups e assim vamos mudando nosso status de ‘capital brasileira de agronegócio”, para “capital brasileira de inovação no agronegócio”, comemora.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.