Cidade

PMU inicia operação safra 2018/2019

Segundo o secretário Luiz Carlos Saad, 5.730 quilômetros de vias receberão melhorias

Toda a extensão de estradas rurais que integra a malha rodoviária municipal está recebendo manutenção para atender a demanda da Safra 2018/2019 – início no próximo mês com a colheita da soja e, o reinicio das aulas com o transporte das vans escolares destinada aos alunos que residem nas comunidades rurais. Ao todo, serão atendidos 5.730 quilômetros de vias que receberão as melhorias para o tráfego seguro dos veículos.
A ação, de responsabilidade da Secretaria de Agricultura (Sagri) leva em conta planejamento com três vertentes, segundo o titular da Pasta Luiz Carlos Saad: manutenções de pontos críticos; preventiva nos pontos menos críticos e revitalização das estradas no projeto “Estradas Ecológicas”. Tal iniciativa realiza trabalho que inclui do escoamento pluvial à reforma das vias com cascalhos. Entre as regiões alvos estão a Santa Fé; Santa Rosa, Mata da Vida, Baixa, São Basílio, Serrinha e Capelinha do Barreiro, dentre outras que integram a zona rural do Município.
“Uberaba conta com ampla extensão de estradas rurais, totalizando mais de 5.730 quilômetros no total. Realizamos a manutenção e reparo de 133 pontes para melhorar o acesso de máquinas agrícolas e caminhões às propriedades rurais. Em algumas regiões a colheita da soja começa em fevereiro e já esperamos uma boa colheita aquecendo a economia local”, diz. Conforme Saad no último ano foram muitas as dificuldades para a recuperação dos trechos, porém a colaboração dos agricultores e de usinas instaladas nessas estradas foi determinante.
Uberaba tem culturas diversificadas: a produção de cana alcança 112 mil hectares; a soja, 108 mil hectares; além do milho, cebola, batata, entre outros e da agricultura familiar, o que para o secretário, comprova a vocação eclética do município para o agronegócio nacional.
Agronegócio em Minas – Na última semana, levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com informações do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM) referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017, colocou Uberaba no topo do ranking mineiro do PIB agropecuário. A lista apontou Uberaba na 21ª posição nacional. Segundo o secretário Saad, os dados são de extrema importância, reforçando a cidade à frente de outros municípios, inclusive bem maiores em extensão territorial. Ele cita, por exemplo, Unaí, que tem, o dobro da área de Uberaba com mais de 860 mil hectares de terra.
A matéria completa sobre o levantamento do MAPA pode ser acessado pelo http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45651.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.