Cidade

PMU orienta sobre recolhimento e destinação de animais mortos

A Prefeitura de Uberaba oferece de forma gratuita a população, o descarte correto de animais mortos de pequeno porte, em especial cães e gatos. Para isso, o cidadão deve seguir algumas orientações para a coleta e descarte desses animais. Os que são encontrados em vias públicas é necessário acionar os canais competentes para o seu recolhimento e destinação final que é feito por empresa terceirizada e supervisionada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Já os casos de animais que possuem donos, o serviço também pode ser feito gratuitamente, porém, neste caso, o corpo deve ser levado até o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, quando o animal de pequeno porte (cães e gatos) morre em casa é possível levar o corpo até o departamento para ser realizado o seu descarte correto. “Informamos que não existe o recolhimento em domicilio neste caso, porém é importante ressaltar que o descarte correto a fim de evitar doenças causadas pela decomposição e consequentes contaminações que possam aparecer além de evitar a contaminação do solo.”, explica Iraci Neto.
Quem precisar do serviço gratuito pode se dirigir diretamente no departamento. Importante destacar que os animais não podem, em hipótese alguma, ser descartado junto com o lixo domiciliar. O descarte deve ser feito diretamente no Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses que fica na avenida do Tutunas, 658, ao lado da Fazu, sempre das 7h às 17h. Não é preciso agendar horário prévio, apenas levar o animal morto acondicionado em sacos plásticos resistentes.

Animais em condição de rua – Outro serviço prestado, gratuitamente pela Prefeitura de Uberaba, é a retirada de animais em condição de rua que são encontrados mortos. A coleta desses animais é feita por uma empresa especializada na destinação final. De janeiro a novembro foram registrados e retirados das ruas aproximadamente 130 animais mortos em vias públicas e que não possuíam donos.
“Ao detectar um animal morto nas ruas o cidadão deverá acionar imediatamente os canais competentes para o recolhimento e descarte correto deste animal. O serviço é exclusivo para o recolhimento dos animais em condição de rua. Não é cobrada nenhuma taxa neste caso” explicou o secretário de Serviços Urbanos, Marlus Salomão.
O cidadão deve solicitar o recolhimento dos animais mortos diretamente pelos canais oficiais da prefeitura. Neste caso, pelo telefone 3318-2085 – Departamento de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos ou, ainda protocolar o pedido pelo Fala Cidadão através do link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,24266.

 

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.