Saúde

Pós-Uniube abre inscrições para o curso de Especialização em Nutrologia

As aulas práticas serão realizadas nos ambulatórios, enfermarias e UTIs do Hospital Universitário Mário Palmério

A Universidade de Uberaba (Uniube) oferta para o segundo semestre de 2019 o curso de Especialização em Nutrologia. A pós-graduação tem o objetivo de capacitar médicos nesta especialidade e proporcionar a eles a aptidão de identificar e tratar a desnutrição, com o fornecimento de suporte nutricional adequado para cada paciente. O curso tem o foco na Terapia Nutricional Hospitalar e Ambulatorial e contará com aulas práticas e teóricas.
A Nutrologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo do diagnóstico e tratamento de casos agudos e crônicos de distúrbios nutricionais. Ela visa tratar as diversas enfermidades e patologias relacionadas a erros alimentares, carências e hábitos de vida. O profissional da área é responsável por atuar na prevenção primária e secundária de patologias que possuem relação com nutrição. “A Nutrologia Médica é uma especialidade, que não consta no currículo da graduação de medicina na grande maioria das faculdades do país. Por este motivo há uma carência de conhecimento médico e de profissionais especializados nesta atividade”, afirma o médico nutrólogo e coordenador do curso da parte teórica, Dr. Edson Credidío.
Ainda segundo o nutrólogo Edson, foi feito um plano de curso com módulos mensais, em que foram elaborados temas diferentes e necessários para a formação na especialidade. Além disso, mensalmente, docentes diferentes, renomados e de referência nacional (com PhD e Pós-doutorado), da área irão ministrar as aulas, explorando por completo os assuntos. “O curso objetiva elaborar, orientar e conhecer a bioquímica dos alimentos, saber as novidades sobre os alimentos funcionais, erros inatos do metabolismo, definições e terapias, capacitação para que o médico participante tenha condições de conhecer a alimentação enteral e parenteral hospitalar. Dietética intensiva para quem pretende ser médico de SPA e ambulatório e capacitação em Segurança Alimentar. Preparar os médicos para receberem a titulação em Nutrologia Médica reconhecida pelo MEC”, completa.
O nutrólogo e coordenador da parte prática do curso, Dr. Cláudio Barbosa, enaltece que o objetivo é a formação de excelência dos profissionais, no atendimento de doenças nutrológicas aos pacientes hospitalares e de ambulatório (consultório). “A expectativa da nossa equipe é grande, pois o cenário nacional carece de práticas hospitalares nas áreas de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. As aulas práticas serão realizadas nos ambulatórios, enfermarias e UTIs do Hospital Universitário Mário Palmério da Uniube, em Uberaba. Trata-se de um hospital moderno, com tecnologia de ponta, credenciado como de Alta Complexidade em Terapia Nutricional pelo Ministério da Saúde e como Hospital de Ensino pelo MEC”.
As aulas irão acontecer de quinta-feira a domingo quinzenalmente, por um período de dois anos. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Universidade: uniube.br

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar