Política

Prefeito recebe empresa contratada para revitalização do Memorial Chico Xavier

Prefeito Paulo Piau se reúne com representantes de empresa para revitalização do Memorial Chico Xavier

Prefeito Paulo Piau recebeu nesta sexta-feira (03) representantes da empresa Expomus para conhecer o planejamento para a revitalização do Memorial Chico Xavier, dentro do projeto Geoparque Uberaba. O projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está sendo formatado com o objetivo principal de obter a candidatura oficial junto à Unesco. A Prefeitura de Uberaba está unida à UFTM, Sebrae, ABCZ, Fiemg, Comtur e demais entidades parceiras do projeto para cumprir todas as metas para consolidar a certificação.
A reunião desta sexta foi para abertura oficial do projeto de revitalização, conversando com representantes da empresa, que foi contratada após processo licitatório. Também participaram da reunião o vice-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Ernani Neri, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, museólogo da FCU, Carlos Vitor Silveira Souza, que está a frente do projeto, Fiorela Bergatti, museóloga e representante da empresa Expomus, e o arquiteto Flávio Grillo parceiro da empresa Expomus em Minas Gerais.
Segundo o prefeito Paulo Piau, o foco dos trabalhos é organizar o Memorial para que se torne um atrativo maior para receber as pessoas, o que é um passo importante no fortalecimento do turismo em Uberaba e do Geoparque. “Uberaba já é uma cidade turística. Evento como a ExpoZebu, por exemplo, são milhares de pessoas que passam por aqui, vão para hotéis, restaurantes, e Uberaba pode muito mais, pois é uma cidade histórica, bicentenária. Então este é um passo a mais no fortalecimento deste projeto que envolve a Unesco. Estamos esperançosos de ser reconhecidos pela Unesco, como o Geoparque de número 141 no mundo”, destaca Piau.
A museóloga e representante da Expomus, Fiorela Bergatti, explica que a empresa irá atuar em questões relacionadas a uma nova narrativa expositiva da exposição de longa duração, pensar questões de infraestrutura e readequações do prédio, além pensar também outros programas na linha de educação, de pesquisa e tratamento de acervo. “É uma contratação específica para o memorial, estamos estabelecendo os termos dessa parceria, a ideia é que a gente auxilie em alguns pontos específicos, nas prioridades mapeadas pelo Carlos e pela equipe com relação ao Memorial, o que vai fazer a gente pensar em conexões com outros pontos, outros produtos turísticos da cidade, mas o nosso ponto centra muito no Chico Xavier”, ressalta Bergatti.
Segundo Carlos Vitor Silveira de Souza, museólogo da Fundação Cultural, essa visita teve como ideia principal apresentar Uberaba para a empresa, para fazer o reconhecimento do espaço, apresentar a dinâmica do Memorial e o contexto do mesmo em Uberaba e dentro do Geoparque. “Apresentamos tudo o que envolve o turismo aqui na cidade e também alguns anseios da gestão municipal em relação ao que Uberaba espera do Memorial Chico Xavier. É um novo capítulo na história do Memorial, que a gente começa hoje, para somar ao trabalho de despertar o potencial cultural e turístico no município”, relata Souza. O próximo passo, segundo o museólogo, será a elaboração do projeto de revitalização e a captação de recursos para executar os trabalhos.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.