Cidade

Prefeitos defendem unificação das eleições

Pode soar estranho para muita gente, mas centenas de prefeitos defenderam ontem o fim da reeleição, desde que os mandatos sejam estendidos para cinco anos e que as eleições municipais ocorram no mesmo ano que as gerais (presidente da República, governadores, deputados e senadores).
Em assembleia no 36º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece nesta terça no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, os prefeitos aprovaram por unanimidade a proposta. A ata sobre a deliberação será divulgada em breve.
Na prática, eles avalizaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), apresentada este ano Congresso Nacional.
Para o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, que também é prefeito de Moema e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a unificação das eleições irá economizar aos cofres públicos cerca de R$ 10 bilhões. “É o valor que a União gasta com cada eleição”, justificou.
Para que as eleições sejam unificadas, segundo a proposta do deputado de Santa Catarina, o mandato dos atuais vereadores e prefeitos seria estendido para 2022, quando ocorre o pleito geral. A partir de então, os mandatos passariam a ter cinco anos.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.