NotíciasPolítica

Problemas enfrentados pelo setor de trânsito são debatidos na Câmara

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) recebeu durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (8), o presidente da Associação Profissional dos Despachantes Documentalistas de Uberaba, Marcelo Rossetti Nascimento. Na ocasião, o representante classista solicitou o apoio do Poder Legislativo no que diz respeito aos problemas enfrentados pelo setor de trânsito da cidade.
De acordo com Marcelo, atualmente, são realizadas diariamente no município aproximadamente 160 vistorias, e a falta de pessoal tem gerado atraso na digitalização e emissão dos documentos, provocando congestionamento na Delegacia de Trânsito. “Hoje um documento demora 30 dias para ser entregue”, ressaltou.
O vereador e presidente do legislativo, Luiz Humberto Dutra (PMDB), se lamentou ao falar da situação do setor onde trabalhou por anos. “Eu não quero ver a Delegacia de Trânsito na situação em que ela se encontra. É ruim para Uberaba. Isso traz um atraso no desenvolvimento do nosso município”, declarou, reconhecendo que as dificuldades enfrentadas pelo setor por falta de funcionários é um problema antigo.
Dutra foi sucinto ao afirmar que Uberaba tem a capacidade de emitir de 350 a 400 documentos por dia. “Vai movimentar mais ainda a economia. E nós precisamos aumentar o número de funcionários e valorizá-los. Mas, acima de tudo, temos que encontrar solução para esse problema”, enfatiza, colocando-se à disposição para ajudar a digitalizar os documentos que estão atrasados. “Eu quero ver aquele setor respeitado e com dignidade de trabalho”, pontuou.
Utilizando o púlpito, o vereador Ismar Vicente dos Santos, o Ismar ‘Marão’ (PSD) destacou a importância do tema e fez um balanço de pessoal e atividades desenvolvidas pelo setor de vistoria.
Segundo o parlamentar, a seção conta atualmente com cinco policiais, sendo um para controle e entrega de lacres (cerca de 60 por dia); um chefe de seção responsável por fechar a vistoria e pesquisas nos dados do sistema e três no pátio, responsáveis por realizarem as vistorias.
Já a Ciretran, de acordo com ele, realiza por meio de operações da Guarda Municipal e da Polícia Militar aproximadamente 100 autos de infração por dia. Além disso, cadastra impedimentos de veículos judiciais e policiais; digita aproximadamente 250 documentos por dia; realiza o lançamento de impedimento de furto e roubo de veículos, o que resulta, em média, a expedição de 3.500 licenciamentos ao mês.
Diante desses dados, Marão criticou a falta de apoio por parte do Legislativo aos despachantes. “Nós temos que vestir a carapuça. E eu me incluo nisso. Porque eu li vários requerimentos nessa casa para irmos à Belo Horizonte e pedir policiais para Uberaba”, afirmou.
O líder do Executivo, Almir Silva (PR) disse que reunião com o prefeito e com o secretário de administração será marcada para debaterem o assunto. Todos os demais parlamentares presentes demonstraram apoio à causa.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.