CidadeGeral

Procon apresenta balanço de ações pelo Dia do Consumidor

Presidente do Procon Uberaba, Marcelo Venturoso apresentou o balanço das ações desenvolvidas em torno do “Dia Internacional do Consumidor”

Com a presença do prefeito Paulo Piau, o presidente da Fundação Procon, Marcelo Venturoso apresentou ontem, o balanço de todas as ações desenvolvidas ao longo da última semana em comemoração ao “Dia Internacional do Consumidor”. Estiveram presentes a primeira-dama, Heloísa Piau, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereador Rubério Santos, além da presença de convidados entre esses o secretário da Indústria e Comércio de Iturama, Milton Junior Marrega que esteve acompanhado do coordenador do Procon de Iturama, Rodrigo André Santos.
Nas ações de atendimento desenvolvidas pelo Procon Uberaba na praça Rui Barbosa e terminais de ônibus, cerca de 1.100 consumidores esclareceram suas dúvidas sobre direito do consumidor, e ganharam materiais e cartilhas informativas sobre o CDC. Além disso, foram realizados ciclos de palestras, voltadas principalmente para a questão do superendividamento e o II Simpósio de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro, no Anfiteatro da OAB. Já na sede do Procon, foram realizados 196 atendimentos, desses, 168 foram atendidos prontamente sem a necessidade de abertura de processo administrativo ou de fichas de informações preliminares.
O prefeito Paulo Piau enfatizou que o trabalho do Procon na melhora das relações de consumo entre o fornecedor e consumidor, o que melhora o atendimento. “O Procon é uma atividade muito bem vista pela população uberabense e está na direção correta, o fato de gerar poucos números de processos significa que os consumidores querem solução para os casos, até por quê a conciliação é a melhor solução”, completa.
Para o presidente do Procon de Uberaba, Marcelo Venturoso, os resultados mostram que o serviço está sendo prestado de forma que atende os anseios dos consumidores. A ideia de realizar essas ações voltadas para o consumidor é de levar informação, assim reconhecerão práticas abusivas e que apesar de algumas delas serem bastante comuns, podem ser combatidas através do conhecimento. “A informação é a maior arma que o consumidor tem contra a violação de seus direitos”, completa o presidente.
Com relação ao Procon de Uberaba, considerado em 2017, o Procon mais ativo de Minas Gerais, servir de referência para as cidades vizinhas, como acontece para Iturama, o prefeito Paulo Piau fala com orgulho e diz que isso é fruto dos investimentos realizados nas gestões de pessoas, financeiras, matrimonial e de matérias. “Quando nossos vizinhos reconhecem nosso trabalho, é orgulho imenso. Está pilotando um processo em que o Estado e os Municípios veem Uberaba como referência, é gratificante”, finaliza.
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Rubério Geraldo dos Santos que também prestigiou a apresentação, ressaltou a relevância que o Procon tem para Uberaba e região. “O trabalho realizado aqui é de grande valia para todos. O consumidor que procura o órgão sabe da confiabilidade que eles têm. Parabéns ao Procon pela sua equipe seleta e produtiva, e inclusive aos estagiários”, completa.
O secretário Milton Junior Marrega e o coordenador do Procon Rodrigo André Santos, foram convidados para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Procon de Uberaba. A intenção é estreitar os laços entre os Procons e compartilhar uma parceria de trabalho. O principal objetivo da equipe de Iturama, é aprender como funciona o Procon de Uberaba e entender o modelo de trabalho realizado aqui, já que é cogitado a possibilidade do município passar a integrar no pólo regional de Uberaba.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.