Cidade

Procon Uberaba irá fiscalizar combustíveis

Equipe de fiscalização do Procon Uberaba participa de capacitação em verificação de qualidade de combustíveis

A equipe de fiscalização do Procon Uberaba participou do treinamento “Analise de combustíveis automotivos e controle de adulteração e não conformidades” promovido pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) da UFMG. Mediante capacitação, a fiscalização agora terá autonomia para realizar verificação de qualidade e adulteração dos combustíveis, independente do acompanhamento do Ministério Público Estadual.
O curso ministrado pela professora Vânia Pasa, teve duração de 15h. Nas aulas os temas foram: as resoluções da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para Etanol, Gasolina e Diesel com discussão dos parâmetros de qualidade, limites de conformidade e metodologias analíticas; principais não conformidades e adulterações; problemas que as não conformidades e adulterações podem causar aos veículos e ao meio ambiente.
Além disso, foram realizados no curso ensaios por amostragem nos postos revendedores com aulas teóricas e práticas e conservação das amostras. Para finalizar a capacitação, a equipe de fiscalização conheceu em visita técnica o laboratório de combustíveis da UFMG.
Antes dessa capacitação, a fiscalização nos postos para verificação da qualidade do combustível só era possível mediante acompanhamento de agentes do Ministério Público Estadual. Após o curso, a equipe de fiscalização está apta para realizar os testes nas amostragens sem a necessidade dos agentes do MP.
O Procon Uberaba realiza ações constantes de fiscalização nos postos de combustíveis fazendo a verificação da qualidade dos produtos, verificação da litragem, além da pesquisa semanal de preços praticados.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.