Geral

Projeto da Escola Santa Maria é aprovado pela ONU

O Projeto Amigo do Meio, desenvolvido na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba, foi aprovado para compor um circuito de divulgação de eventos da Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 16 de outubro foi o marco para o lançamento mundial do projeto, que envolve os alunos dos Grupos de Liderança da Rede Municipal. O projeto é fruto de pesquisa-participante de doutorado do uberabense Ricardo Almeida, gestor de pessoas e inovação tecnológica e doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e ex-aluno da Escola Municipal Santa Maria.
Uma das ações do projeto foi selecionada pela ONU, como conta Ricardo. “Refere-se ao ciclo de palestras para mobilização da escola sobre as práticas socioambientais que desenvolvemos desde 2017. Criamos um vídeo como ferramenta de comunicação no qual os alunos são os protagonistas”, diz. O vídeo estará disponível na próxima semana.
A aprovação foi do ONU-HABITAT para fazer parte do Circuito Urbano 2018, destacando iniciativas brasileiras que dialogam sobre temas relevantes para o meio ambiente, este ano com enfoque na gestão de resíduos e cidades resilientes. “Hoje fizemos o lançamento do vídeo com os grupos de liderança e depois faremos palestras com as turmas da escola, convidados e pais”, comenta. A programação na escola segue até 30 de novembro, sempre as quartas e quintas-feiras.
Valéria Salgado, diretora da Escola, considera uma grande oportunidade de mostrar o protagonismo na prática aos alunos, já que o projeto, desenvolvido por eles, teve reconhecimento internacional.
Amigo do Meio – O projeto é realizado na comunidade do bairro Santa Marta e, na Escola Municipal Santa Maria ganhou repercussão com educação ambiental e depois a prática na elaboração de ações como sinalização da escola em relação ao meio ambiente, coleta seletiva, economia de energia elétrica e fabricação de bolsas a partir de lona de banners publicitários. Com o mesmo material foi elaborada também a horta criativa. “Fizemos tudo com sustentabilidade, usando os recursos que encontramos ao nosso alcance”, explica Ricardo.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.