Esportes

Projeto oferece atividades físicas gratuitas para diabéticos

Pessoas que sofrem com a diabetes têm a oportunidade de realizar atividades físicas gratuitamente em Uberaba. Criado há 25 anos, o projeto “Atividades Físico-Recreativas para Diabéticos”, acontece às terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, no ginásio da Casa do Menino, no bairro Olinda.
O coordenador do projeto e professor de educação física, Samir Messias de Freitas, explica que as atividades físicas orientadas trazem benefícios para a saúde dos participantes, como o controle da diabetes, redução do peso, aumento da circulação nos membros inferiores, redução da pressão arterial e dos fatores de risco cardiovasculares, entre outros. “Nossas atividades são realizadas de forma moderada e prazerosa, contribuindo para o fortalecimento do corpo e permitindo o pleno funcionamento dos músculos, tendões, ossos e articulações. Fazemos uma hora de exercícios, alongamentos e recreações em grupo, duas vezes por semana”, completa Freitas, que é o responsável por orientar os participantes nas aulas.
Estes benefícios já foram percebidos pela pré-diabética Cássia Afonso Dias Sousa, que frequenta o projeto há quatro anos. “Eu emagreci 7,5 quilos em um ano e reduzi a gordura no fígado só com a atividade física”, comemora. Recém-chegada às aulas, Sueli Lima de Freitas aposta na melhoria da saúde e resistência com a prática regular dos exercícios.
O coordenador Samir Freitas explica que o projeto é aberto à toda comunidade. “Temos muitos participantes que não são diabéticos, mas aproveitam para praticar atividades físicas, contribuindo com a saúde e prevenindo doenças”, revela. De acordo com ele, desde que foi criado pela Associação dos Diabéticos de Uberaba do Vale do Rio Grande, em 1993, o projeto já beneficiou cerca de 2 mil pessoas.
Para participar, não é necessário fazer inscrição e basta comparecer ao local. “Estamos abertos a todos que buscam uma melhor qualidade de vida”, finaliza o coordenador. As atividades são desenvolvidas no ginásio da Casa do Menino, parceiro do projeto, que fica na rua Theodomiro Dias Almeida.

Doença – Diabetes Mellitus, também conhecida como diabetes, é uma disfunção que provoca o aumento da glicose no sangue, podendo ser hereditária ou adquirida. Hoje ela é a quarta maior causa de morte nos países desenvolvidos.
A frequência da diabetes tem aumentado rapidamente no mundo. Dados do Ministério da Saúde apontam que em 10 anos o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% e hoje já atinge 8,9% das pessoas no país. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que a doença é epidêmica.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.