Esportes

Ranking da Fifa determina potes do sorteio da Copa América 2019

Ranking da Fifa: última edição de 2018

A última classificação do Ranking da Fifa do ano saiu nesta quinta-feira sem modificações entre os 81 primeiros e serviu para confirmar três pontos importantes: a liderança da Bélgica, por um ponto, a evolução da campeã mundial e segunda colocada França, a que mais somou desde 2017, e a definição dos potes do sorteio da Copa América 2019, marcado para o 24 de janeiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Anfitrião do torneio continental, o Brasil terminou a temporada em terceiro lugar.
Na sétima colocação, o Uruguai foi confirmado como segundo cabeça de chave da competição entre seleções, e a Argentina, em 11º, é o outro. No pote 2, entram Colômbia (12º), Chile (13º) e Peru (20º). No 3, entram Venezuela (31º) e Paraguai (32º). Como a Conmebol anunciou que o ranking determinaria a divisão no sorteio, o convidado Japão deve entrar nesse grupo, pois terminou o ano em 50º, à frente do Equador (57º). A Bolívia e o Catar, outro que também é de fora do continente, com certeza estão no último, pois têm as duas piores posições, em 59º e 93º, respectivamente.

Europa domina 50 primeiras colocações – A seleção que mais evoluiu no ranking foi Kosovo, subindo 46 posições e terminando em 131º. Somou menos pontos apenas do que França e Uruguai. Os campeões mundiais ganharam 165, contra 151 dos sul-americanos e 133 pontos da equipe dos Balcãs.
Além de terem as seleções líder e com as maiores evoluções, os europeus dominam o Top 50 do ranking. São 31 representantes. A América do Sul tem oito no grupo. A Ásia subiu de dois para três, enquanto a África perdeu três e agora tem cinco. A Concacaf completa a primeira meia centena da classificação com três.
A próxima edição do ranking sai em 7 de fevereiro de 2019.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.