Esportes

Rede Municipal de Ensino comemora Dia Mundial do Judô

Em comemoração ao Dia Mundial do Judô, equipe da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais (DAEE), preparou um encontro de judocas, famílias e comunidade, no Cemea Abadia, amanhã, a partir das 13h, em que comparecerão cerca de 450 alunos de escolas municipais e de academias da cidade e professores da modalidade. O Dia Mundial do Judô é celebrado no dia 28 de outubro.
Rones Leite, técnico de Desenvolvimento do Esporte Educacional, da Semed e também organizador do evento considera ser um momento de comemoração para o Judô na cidade, quando os alunos e famílias participarão de oficinas com 35 judocas faixas-preta, entre eles o mais experiente professor Sérgio de Paula.
Na rede municipal, atualmente, a atividade é oferecida a 10 escolas com participação efetiva de 1.110 alunos. Nos últimos anos, o judô ganhou espaço com o incentivo ao esporte educacional na rede municipal e os alunos têm se destacado em competições nacionais, como os jogos interescolares e campeonatos.
Para Rones, o aumento do interesse e da qualidade dos atletas é simples de explicar: é uma competição individual, onde o aluno não precisa esperar outros membros da equipe para ter um resultado positivo, o que não acontece nos esportes coletivos.
O incentivo à participação em competições também é um dos pontos-chave para o sucesso de Uberaba no destaque com o judô. “O Judô não é um esporte caro. Os materiais que usamos são duráveis e o desempenho depende apenas dos próprios alunos”, comenta Rones.
Ele, orgulhoso, ainda cita o benefício pedagógico para os alunos, porque o esporte trabalha movimentos precisos, disciplina e valores muito necessários nos dias de hoje. Para se ter uma ideia do compromisso dos alunos da rede municipal, que abrange a faixa etária de 5 a 17 anos, foi a única modalidade de Uberaba a ganhar Ouro, Prata e Bronze nos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.