Política

Sagri realizará plantões durante a safra 2018/2019 nas estradas rurais

Secretaria do Agronegócio (Sagri) anunciou o início da safra 2018/2019. Desde a última segunda-feira (5), o fluxo de veículos destinados a colheita aumentou nas estradas rurais que cortam Uberaba. A expectativa, segundo o secretário Luiz Carlos Saad, é que mesmo com a estiagem de janeiro, a safra ainda seja bem positiva, mas ainda arriscado um palpite sobre a produtividade para este ano.
Para contribuir com as atividades, que tiveram início com a colheita da soja e segue para colheita do milho e depois cana, equipes da Sagri, estão trabalhando em regime de plantão para atender as demandas existentes nas estradas e pontes que possam ser afetadas tanto pelo desgaste quanto pela chuva, caso ocorra.
“De agora para frente teremos um ciclo de colheita. Assim que acabar a soja, terá inicio o milho e a cana, e logo em seguida, será a vez da safra de inverno – a safrinha. Até o final do ano estaremos monitorando as estradas, principalmente a questão do índice pluviométrico de toda a região. As usinas estão nos auxiliando também como um grupo de apoio” destaca o secretário.
Ele ressalta que devido ao intenso trânsito de veículos pesados neste período é muito importante a atenção dos produtores rurais, sobretudo os moradores da Zona Rural.
Ao todo, serão monitorados 5730 quilômetros de estradas rurais para que o transporte possa ocorrer sem percalços. A ação é de responsabilidade da Sagri, que segue com atuação em três situações: manutenção de pontos críticos; manutenção preventiva – nos pontos menos críticos e, a revitalização das estradas chamada: “Estradas Ecológicas” onde é feito um trabalho mais intenso que inclui desde a retirada de água das estradas (escoamento pluvial) até a reforma das vias com cascalhos, melhorando o trânsito dos veículos.

Transporte escolar – Com a retomada das aulas nas escolas estaduais no dia 18 de fevereiro, Saad garante que as estradas terão atenção maior. “Estaremos atentos para que as estradas rurais estejam apropriadas para o trânsito tanto dos veículos da safra quanto dos ônibus/vans que farão o transporte rural”, afirma. Lembrando que a Prefeitura garantirá o transporte escolar gratuito para os alunos e professores do Ensino Médio (Estado) que moram na zona rural. A definição ocorreu mesmo sem a efetivação, até o momento, da assinatura do Termo de Adesão do Programa Estadual de Transporte Escolar – PTE – MG, que deveria ser celebrado entre o Município e a Secretaria de Estado de Educação. A matéria completa pode ser acessada pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45799.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.