Cidade

Saúde celebra ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado com atividades artísticas, interativas e discussão sobre os direitos das pessoas com algum transtorno em saúde mental. O dia da Luta Antimanicomial celebra o movimento por uma sociedade sem manicômios e com cuidados humanizados, comunitários ao paciente portador de algum transtorno.
As ações começam no dia 15 de maio, com o II Fórum (Há) Braços, (Há) Lutas – Semana da Luta Antimanicomial, realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e culminam na tradicional passeata de usuários, trabalhadores, familiares e militantes da Luta Antimanicomial, que será realizada na sexta-feira, dia 17 de maio. No dia 16, será realizada uma tarde dançante para a interação e lazer dos usuários da rede de saúde mental de Uberaba.
A passeata, que completa sua 20ª edição, terá concentração a partir das 08h30 e saída às 09h da porta do CAPS Maria Boneca, seguindo até a praça Rui Barbosa, com todos os serviços ligados a Atenção Psicossocial. Carros de som, baterias de universidades, parceiros e voluntários também estarão presentes, acompanhando a movimentação.
O diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, destaca que a data reforça a mensagem de defesa de um cuidado aberto, do direito de ir vir das pessoas, com um atendimento comunitário, promotor de vida e cidadania, que respeite o direito de escolha do paciente.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.