Cidade

Saúde realiza ação de conscientização no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Secretaria de Saúde de Uberaba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza ação de conscientização no Mercado Municipal, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é celebrado no dia 24 de março. Neste dia, profissionais abordarão a população que passar pelo local, das 8h às 12h, para orientar sobre a doença, os sintomas, tirando dúvidas, avaliando as pessoas e encaminhando os casos suspeitos para o Centro de Saúde Eurico Vilela, unidade de referência em Uberaba para tuberculose e hanseníase.
O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, explica que a informação sobre a doença é importante, pois ela ainda está em circulação, mas tem cura e o tratamento é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, Uberaba apresentou 75 casos da doença e em 2019 já foram identificados 14 casos. “Todos os profissionais da nossa Rede estão capacitados para fazer o atendimento a pacientes com suspeita, e realização do exame, basta procurar a unidade mais próxima de casa. Caso seja positivo, ele será encaminhado para o Centro de Referência, onde será avaliado e receberá todo o tratamento necessário”, destaca Boaventura.
A tuberculose acomete principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos, como ossos, rins, pleura, gânglios, intestinos e cérebro. O principal sintoma é uma tosse seca insistente que se prolonga por mais de três semanas, com perda de peso e cansaço fácil, febre baixa, geralmente à tarde, dor no peito e/ou nas costas, suores noturno. A transmissão é feita pelo ar, por meio de tosse ou espirro da pessoa doente.
Um novo Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública em Minas Gerais foi lançado esta semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para orientar as ações de vigilância, assistência e planejamento em saúde no controle da tuberculose. Segundo Boaventura, a enfermeira que é Referência Técnica Programa Municipal de Controle da Tuberculose está em Belo Horizonte, participando do II Workshop para o Controle da Tuberculose, onde o Plano foi lançado. “A partir da próxima semana poderemos ver quais as mudanças serão necessárias no trabalho realizado em Uberaba no controle da doença”, aponta.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.