CidadeNotícias

Sítio do Geopark em Peirópolis será inaugurado nesta semana

Na quinta-feira (16), às 9h, em Peirópolis, será inaugurado mais um sítio do Geopark Uberaba, projeto que pretende desenvolver o turismo de Uberaba, por meio de um roteiro turístico que ressalta três potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e a paleontologia. Desta vez, será inaugurado o Geossítio Peirópolis, que compreende toda a região do Bairro de Peirópolis. Este patrimônio geológico é gerido pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e nele são desenvolvidas pesquisas, atividades educacionais, escavações, atividades turísticas, entre outros.
O projeto Geopark é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, UFTM, Universidade de Uberaba e outras instituições parceiras. O objetivo é obter a candidatura como Geoparque Mundial da Unesco, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019.
Geossítio Peirópolis – A região do Bairro de Peirópolis foi escolhida para ser um dos geossítios do projeto por sua notoriedade nacional face à riqueza de achados paleontológicos e também abrigar o Complexo Cultural e Científico de Peiropolis, o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e o Museu dos Dinossauros, unidades geridas pela UFTM e com foco em ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.
A região leva o nome em homenagem ao imigrante espanhol responsável pelo desenvolvimento da comunidade, Frederico Peiró. Historicamente, o Bairro de Peirópolis representa a sede da paleontologia em Uberaba. Nela já foram encontrados mais de 4 mil achados paleontológicos, entre eles, o maior dinossauro do país, com 26 metros de comprimento, o Uberabatitan ribeiroi. A paleontologia movimenta também o turismo e estima-se que a região já tenha recebido mais de 1,6 milhão de visitantes, de mais de 1.300 municípios do Brasil e de outros 70 países.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.