CidadeDestaque

Superintendência do Arquivo Público completa 33 anos

Considerado o maior Arquivo do interior de Minas Gerais, onde os documentos históricos e administrativos interagem na gestão documental da história, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba completa 33 anos neste domingo, dia 04 de novembro. Fundada em 1985, a Superintendência é responsável por recolher, resguardar, preservar documentos históricos e dos órgãos da Prefeitura de Uberaba, além de receber documentos privados, de interesse público, tendo como objetivo difundi-los e disponibilizá-los aos cidadãos.
Regulamentado pela Lei Municipal 10082/2006, que define a política de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais (GSDIM), aplicada pelos órgãos municipais da administração direta e indireta, o Arquivo Público de Uberaba recebe aproximadamente 5 mil pessoas por ano, em busca de conhecimento, pesquisa e documentos.
Marta Zednik, superintendente do Arquivo Público, destaca que o local, que resguarda a memória de Uberaba, já recebeu visitantes até de outros países, sendo os documentos mais procurados os inventários. “É um trabalho muito importante que é feito aqui, pois recolhemos, guardamos e resguardamos documentos de grande importância para a história, promovendo a gestão e a preservação do patrimônio documental para fomentar a pesquisa, as manifestações culturais e ações educativas”, ressalta Zednik.

Acervo – A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba resguarda jornais centenários, entre eles, o jornal impresso Lavoura e Comércio de 1899 e o jornal em formato digital Gazeta de Uberaba, de 1879. O acervo fotográfico totaliza 77 mil unidades, sendo a foto mais antiga do acervo referente à rua Vigário Silva, de 1876. O acervo documental da instituição totaliza 12.400 caixas de documentos, organizado e catalogado, enquanto o volume documental do acervo histórico é composto por 6.200 caixas. O documento mais antigo é uma Carta de Sesmaria, de 1799, e o mais atual compreende os jornais de 2018.
Os documentos provenientes da Prefeitura estão organizados e guardados em 6.200 caixas, com a série documental mais antiga datada de 1940, e a atual, de 2018, relativa a finanças. Os documentos mais procurados do acervo do arquivo administrativo são as plantas de edificações, de particulares.

Atividades – O Arquivo Público ainda desenvolve ações educativas na instituição, junto à rede pública e particular de ensino, com o objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da história de Uberaba e sobre a preservação documental. Segundo dados da Superintendência, são cerca de três mil alunos por ano.
Para difundir com maior rapidez as informações na internet e facilitar o acesso ao acervo, o Arquivo tem promovido a digitalização de documentos históricos e de diversos jornais, que podem ser acessados pelos links http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,10403 e http://arquivopublicouberaba.blogspot.com.br/.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.