DestaqueEstado de Minas

Transforma Minas abre vagas em posições estratégicas do Governo

O programa “Transforma Minas” disponibiliza mais quatro novas vagas em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais. Desde ontem, serão aceitas inscrições para quatro Subsecretarias de Estado, todas vinculadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O processo seletivo é aberto a funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencherem os pré-requisitos e as competências exigidas em cada função, além de terem perfil para o serviço público.
As vagas abertas são: subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Públicas; subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação; subsecretário de Gestão Logística; e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto. Os candidatos vão passar por um processo de avaliação por competências, inédito na administração pública brasileira. “Um dos compromissos prioritários do nosso governo é mudar a gestão do Estado, e isso se faz com profissionais de experiência comprovada em suas áreas de atuação, desempenhando funções de alta relevância na administração”, diz o governador Romeu Zema. “Essa forma de avaliar e selecionar pessoas para cargos de alta responsabilidade é uma nova cultura que estamos implantando na gestão pública mineira e que, certamente, tornará o Estado mais eficiente, mais capacitado a atender melhor a população”, avalia o governador.
O “Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência” já disponibilizou nove posições estratégicas do governo e deu início à certificação ocupacional dos candidatos às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), totalizando 56 cargos e mais de 500 mil acessos ao site.
Os candidatos são avaliados em um processo seletivo objetivo e transparente, por meio de etapas como análise curricular, teste de perfil e entrevistas com especialistas, entre outras. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site transformaminas.mg.gov.br.
O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, destaca que o Transforma Minas tem o objetivo de mudar a cultura de gestão de pessoas no governo. “O programa vai selecionar lideranças para várias áreas do governo e, com isso, vamos irradiar essa forma mais criteriosa de escolha dos gestores públicos”, afirma.
Levy enfatiza que o projeto não exigirá a criação de novos cargos na administração e não envolve nenhum tipo de despesa extra para o orçamento do Estado. “É importante que as pessoas saibam que essa iniciativa será permanente em nossa gestão e que esses profissionais serão cobrados por resultados. Essa é uma política pública de Estado que criamos”.

Sobre o Transforma Minas – Lançado em 8 de março deste ano, o “Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências” é um inovador programa de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.
Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais, em diversas áreas da gestão pública, como saúde, assistência social e meio ambiente.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.