DestaquePolítica

Uberaba finalista no Prêmio Prefeito Empreendedor

Seis projetos do Triângulo e Alto Paranaíba concorrem à final estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor – iniciativa do Sebrae Minas que destaca projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios -, sendo dois projetos de Uberaba, dois de Uberlândia, um de Patos de Minas e outro de Carmo do Paranaíba. Os vencedores serão conhecidos dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, e seguem para concorrer à etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.
Dos mais de 100 municípios mineiros inscritos na 10ª edição do Prêmio, 96 foram habilitados, desses 30 passaram para etapa final da premiação e concorrem em oito categorias: Inovação e sustentabilidade; Inclusão produtiva e apoio ao MEI; Pequenos negócios no campo; Desburocratização e implementação da RedeSimples; Compras governamentais de pequenos negócios; Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico; Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.
Segundo o gerente da Regional Triângulo e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, William Brito, o intuito da premiação não é apenas reconhecer a gestão do prefeito, mas dar visibilidade para boas práticas que possam ser replicadas. “Uma ação empreendedora como a implantação
de soluções desburocratizantes, ou com foco na sustentabilidade, por exemplo, pode circular livremente para que gestores públicos que não concorreram ao prêmio possam se apropriar destas propostas e implantar na cidade deles, por isso a importância de ações que sejam replicáveis. Além disso, estas práticas tornam melhor o ambiente de negócios e a qualidade de vida da população”, destaca o gerente.

Confira os projetos de Uberaba

Projeto: Uberaba Empreendedora, Prefeitura Fácil
Categoria do Prêmio: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
Sobre o projeto: Criação do Grupo de Trabalho para Desburocratização (GT) para desenvolver ações de modernização, simplificação e desburocratização dos procedimentos de emissão de alvará. Foi desenvolvido um aplicativo que permite ao empreendedor verificar se uma determinada atividade empresarial ou edificação pode ser feita no local pretendido. Também é possível obter todas as informações acerca dos critérios e regras para que o seu negócio esteja regular com o município, e assim protocolar seu pedido de Alvará. Com isso, o processo ganhou agilidade, passando o prazo de resposta de 10 dias para apenas 1 dia. Assim, foi possível redirecionar servidores para desempenhar outras funções, gerando economia para o município.

Projeto: Ser Formal É Legal

Categoria do Prêmio: Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI
Sobre o projeto: A proposta era a formalização e orientação aos trabalhadores informais para gerando riqueza e empregos para a cidade, tornando-se viável por meio de uma nova legislação, desburocratização para emissão do alvará e criação de um selo de higiene pela Vigilância Sanitária. Foram realizados 10.089 atendimentos em 2017, um aumento de 83,54% em relação ao ano anterior, além do aumento da formalização para o Microempreendedor Individual (MEI) de 15,44% a mais que 2016. Os números demonstram a inclusão do MEI na economia da cidade, ajudando no desenvolvimento econômico local.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.