Cidade

Uberaba recebe verba do estado para contratação de médicos para as UPA’s

O Governo de Minas Gerais liberou ontem, para o município de Uberaba a quantia de R$200 mil que será aplicado nos atendimentos médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Além de Uberaba, outros 31 municípios foram contemplados com o objetivo de contribuir para as ações de enfretamento contra a doença.
A verba, anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, na última semana, foi depositada para a Prefeitura de Uberaba nesta quarta-feira. O montante foi autorizado por meio de uma resolução que disponibilizou o repasse financeiro para complementar as ações de assistência à saúde, vigilância e controle das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Zika e Chikungunya.
O incentivo financeiro será pago em parcela única e, Uberaba faz jus ao recebimento do valor por ser direcionado aos municípios com população entre 100.001 e 400.000 habitantes.
A Secretaria Municipal de Saúde através das Diretorias de Atenção e Vigilância em Saúde resolveram investir no aumento do número de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA Mirante e UPA São Benedito, considerando a alta demanda e número de casos suspeitos de dengue registrados ainda neste mês de maio, chegando a aumentar os atendimentos em até 30%.
A contratação será válida para os próximos 90 dias, como explica o secretário de Saúde, Iraci Neto. Segundo ele, os médicos contratados estarão disponíveis, a partir desta quinta-feira (9), das 13 horas até a 1 da manhã (plantão de 12 horas) nas duas UPA’s – Parque do Mirante e São Benedito.
“Com o aumento no número de atendimentos nas unidades de saúde, foi determinado por meio do grupo de enfretamento da dengue da SMS, que a melhor saída seria a contratação de mais profissionais que atuarão na chama área verde das UPAS”, explica.
Por se tratar de uma verba finita, ou seja, com limite de gastos, a contratação dos profissionais segue até agosto e o objetivo, enquanto isso é reduzir ao mínimo o número de casos da doença na cidade. A contratação será realizada pela Funepu responsável pela administração das unidades de pronto atendimento.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.