NotíciasPolítica

Vereadores alteram lei sobre limpeza urbana

Projeto de Lei de autoria do vereador Alan Carlos (PEN), que altera texto da norma que dispõe sobre a limpeza urbana do município, foi aprovado na manhã desta segunda-feira (10). A proposição abrange casos que se referem à limpeza de imóveis vagos, determinando a prévia notificação para regularização dos mesmos antes da aplicação de multa.
De acordo com Alan, o projeto visa a dar aos donos dos imóveis que apresentarem a falta de capina, a mesma oportunidade dada àqueles cujos imóveis apresentam outros tipos de irregularidades, como a falta de passeio ou muro. “A medida visa a corrigir uma injustiça com os proprietários de imóveis vagos em Uberaba, que dentro da lei era o único que não tinha a possibilidade de honrar sua obrigação no prazo de defesa como forma de se ver livre da punição pecuniária prevista em lei. Pedimos que seja dado o direito da comunicação, ao invés de, imediatamente, aplicar a penalização. Isso vem, de certa forma, constituir algo que diz respeito ao princípio da igualdade”, exclamou Alan.
A nova redação proposta à norma estabelece que seja de responsabilidade dos proprietários dos terrenos “guardá-los e fiscalizá-los, mantendo-os em perfeito estado de limpeza, devidamente roçados até a altura máxima de 25 cm, evitando que sejam usados como depósito de resíduos de qualquer natureza”.
O vereador Rubério Santos (MDB) se posicionou contrário à proposta apresentada, alegando que a mesma beneficia os infratores.
Já o presidente do Legislativo, Luiz Dutra (MDB), destacou a importância do projeto e criticou a postura adotada pelo Poder Executivo nesse caso. “A prefeitura não consegue podar as próprias árvores e nem cuidar de seus imóveis. É fácil demais sair multando. Há tanta coisa errada”, protestou, defendendo que “as coisas não podem ser levadas a ferro e fogo”.
O líder do Executivo na Câmara, vereador Almir Silva (PR), se posicionou favorável ao projeto e reconheceu que a prefeitura tem deixado a desejar. “Acho que para cobrar, você tem que dar o exemplo. A Administração Municipal, infelizmente, não tem dado conta de cumprir com a sua obrigação. Tem que haver bom senso”, frisou.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.