DestaquePolítica

Vereadores se mobilizam contra o aumento da tarifa de água

Na manhã desta segunda-feira (3), os 14 vereadores entregaram, pessoalmente, ofício ao Poder Executivo contestando o reajuste de 9,8% na tarifa de água anunciado pelo Codau. O documento também foi encaminhado ao presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto.
De acordo com o vereador e presidente do Legislativo, Luiz Dutra (MDB), a iniciativa visa a atender aos reclames da população. “Estamos aqui como representantes do povo para entregar esse documento ao prefeito, para que ele possa fazer uma apreciação. Esperamos que ele seja sensível e nos atenda”, afirmou o presidente da CMU.
Dutra ressaltou também que o aumento na tarifa vai de encontro ao momento econômico pelo qual o país atravessa. “O acréscimo poderia ser deixado para um momento mais oportuno”, argumentou o parlamentar, revelando que a decisão será anunciada ainda hoje pelo prefeito Paulo Piau.
No ofício, os vereadores alegaram que o reajuste prejudicará a faixa mais pobre da população, mesmo aqueles inclusos na prerrogativa de pagar a tarifa social. Os parlamentares compararam o acréscimo anunciado pelo Codau ao do salário mínimo para 2019, fixado em 5,45%.
O aumento da tarifa de água foi anunciado pelo Codau no último dia 22. A justificativa foi de que o reajuste de 35,56% adotado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teria gerado grandes impactos nas despesas da autarquia.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.