Carlos Alberto Pereira - Vinhos & TalColunas

Vinhos & Tal

AIRENQuero começar  fazendo hoje uma declaração de amor à Espanha e dizendo que acho que é  um dos países mais lindos  do mundo. Rico em história , arte e  culinária.  É um pais  que   produz e  já produziu  importantes celebridades nos diversos cenários artísticos e culturais. Para  citar alguns,  destacaria Picasso, Zubarán, Velasquez, Goya,  Joan Miró, Salvador Dali, na pintura.  Miguel Cervantes, Federico Garcia Lorca, Manuel Vasquez Montalban  e Arturo Péres-Reverte  na literatura. Arquitetos  famosos como Juan de Villanueva, Narciso Tomé, Antoni Gaudi e  Santiago Calatrava , só para citar alguns. E a gastronomia?  Essa é outra  maravilha à parte! Não só  em opções de  pratos deliciosos , como em chefs de especial grandeza e premiadíssimos , a exemplo de  Ferran Adriá e Albert Adriá ou ainda Quique da Costa, Paco Roncero, Elena Arzak, Carme Ruscalleda e  mais uma dezena  de outros  de igual sabedoria e competência na arte  de cozinhar. A culinária espanhola é referência no mundo, com pratos singulares como a   Paella Vallenciana, o  Jamón, as Tortilhas Españolas, as Tapas e Batatas Bravas, o Pulpo a La Gallega, o Gaspacho, ou os  doces  Marzipã, Creme Catalana e  Leche Frita, entre dezenas  outras delícias.

Mas como o nosso assunto por aqui é vinhos, não podia ser mais  apropriado falar  da Espanha, país do velho mundo, que tem no vinho uma de suas grandes riquezas e  tradição, cuja história  vitivinícola, remonta a milênios. E neste quesito é bom que se saiba, que a Espanha hoje ,  é  o país  que tem a maior área plantada  de castas do mundo, tanto daquelas  viníferas  conhecidas de todos nós, que fazem sucesso na França e no resto do  mundo , como as castas  autóctones,  do próprio país. Uma destas castas é a Airen, e é dela que vamos falar hoje. Você já ouvia falar dela?

Pois bem,  ao contrário do que muitos  pensam, a casta branca mais cultivada em todo o mundo não é a Chardonnay (que ocupa o segundo lugar) e sim a casta branca espanhola Airén, que, segundo os  números ocupa cerca de 32% da  área cultivada de uvas na Espanha. Acredita-se que a cepa é uma das mais antigas utilizada na elaboração de vinhos brancos espanhóis. Ela ocupa maior área de produção do que as tradicionais tintas espanholas t como a Tempranillo e Garnacha, por exemplo, que são bem difundidas  no  mundo do vinho.

A razão por ser  pouco conhecida  no mundo, se deve  em grande parte à destinação de sua produção, que é para a  elaboração de destilados, sendo inclusive, o principal ingrediente do  Brandy Espanhol. Mas a casta Airén pode originar vinhos brancos bastante interessantes e originais.

Características

A Airen é  uma variedade muito produtiva,  possui forte resistência a pragas e  excelente facilidade de adaptação a climas bastante quentes e secos. A maior parte dos vinhedos desta uva encontra-se  na região sul do país espanhol, principalmente em Castilla- La Mancha.

E mesmo sendo  resistente, os vinhedos de Airén precisam ser plantados com um grande espaçamento entre as plantas, sem condução (chamado plantio em arbustos), para elas não competirem pela pouca umidade do solo, já que a região de Castilla -La Mancha é muito seca e quente no verão ( pouca oferta de água) e muito fria  no inverno. Ela é cultivada também, em menores proporções, na região de Valencia, Madrid e em alguns locais de Andaluzia.

Sem grande complexidade aromática, pode-se encontrar cítricos, maçã verde e nozes, mas  sua principal virtude está em manter elevados índices de acidez (frescor!) mesmo quando a uva é colhida já bem madura. Em resumo, seus melhores vinhos são frescos.

Com a Airen  produz-se vinhos brancos monovarietais jovens  e também em blends  com outras castas. A tendência de avanço do cultivo e produção desta uva é diminuir com o tempo.

Outros nomes

Na  bibliografia da variedade,  é mencionado pela primeira vez por Alonso de Herrera (1513), o nome  de  Lairén de Córdoba. Esse autor, na verdade, apelidou a Airén de tamareira, por considerar a organização das uvas dessa cepa parecida com a disposição de tâmaras, na árvore. Mas oficialmente (nacional e OIV) não há  reconhecimento  de sinónimos  desta uva, só regionalmente, como  Lairén ( como já me referi) e  por  Datilera e Manchega. Agora, alguns  blogueiros

Os Vinhos de Airén

No passado os vinhos elaborados com a Airén tinham baixa qualidade e eram bem  desinteressantes, mas hoje, com o  uso de métodos de curta maceração e fermentação a baixas temperaturas têm proporcionado vinhos bem  refrescantes, frutados e equilibrados de excelente qualidade. A principal caraterística deste vinho é o frescor,  uma cor pálida amarela  com leves reflexos esverdeados e bem gastronômicos, que podem tanto acompanhar pratos  com diferentes  frutos do mar, assim como, com  carnes brancas e saladas. Ou pode  ser  apenas uma boa companhia nas tórridas tardes e noites de verão á beira de uma piscina. O vinho elaborado com a variedade Airén tem um teor alcoólico médio de 13’1º e uma acidez média de 5’3 g / l. Os aromas mais associados a esse vinho são maçã e pera, além de frutas cítricas como limão.

Harmonização

Para harmonizar a dica é uma Paella “ brasileira”, não a tradicional espanhola ( frango, coelho,  alcachofras, ervilhas, pimentões, tomates, acafrão…), mas a com frutos do mar .

Dica de Vinho

RIBERA DEL SEGURA 2015

Tipo:  vinho Branco

Composição:  85% Airen, 15% Macabeo

País:  Espanha

Região:  Jumilla

Nome do produtor:  Bodegas Pedro Luis Martinez

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Fechar