DestaqueEstado de Minas

Zema continua “Giro pelo Estado” e em Janaúba e escuta demandas da população

O “Giro pelo Estado” do governador Romeu Zema, na quinta-feira (21), continuou pelo Norte de Minas com a ida a Janaúba, onde ele esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Heley de Abreu – antiga Gente Inocente, incendiada em outubro de 2017 pelo então vigia da instituição, causando a morte de 14 pessoas, sendo dez crianças. Zema ainda se reuniu com empresários, visitou o Hospital Municipal e uma usina fotovoltaica.
O governador lamentou o ocorrido em 2017 e destacou a importância da união de esforços para superar as tragédias e evitar que outras aconteçam. “Fiz questão de vir à creche, porque sei que tragédias, como essa, nos ensinam muito. Vemos, agora, uma escola totalmente reconstruída. Não podemos deixar de atender a quem mais precisa da presença do Estado”, disse.
Atualmente, a Cemei se chama Heley de Abreu, em homenagem à professora, de mesmo nome, que sacrificou a própria vida e conseguiu salvar diversas crianças do incêndio. A professora Jessica Morgana foi homenageada dando nome ao pavilhão pedagógico e a auxiliar de serviços gerais Sra. Geni Oliveira também foi homenageada com seu nome no pavilhão administrativo. Ambas morreram no incêndio, salvando a vida das crianças.

Investimentos – Durante a agenda de trabalho em Janaúba, Zema destacou as ações de seu governo para atrair novos investimentos para o Estado alavancar a economia, principalmente a regional. O governador também se reuniu com empresários e entidades empresariais da região.
“A principal dificuldade do governo é a falta de recursos, e quando o Estado está assim, não temos condições de fazer novos investimentos, mas o que depender de trabalho nós vamos fazer e tentar amenizar a situação de quem trabalha. Minas tem tudo para dar certo, povo empreendedor, trabalhador. Tenho a honra de estar à frente desse desafio. Quero muito mais do que construir obras, deixar um legado de que o dinheiro público tem que ser respeitado”, afirmou.
O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, destacou a “simpatia pelo novo modo de governar” de Romeu Zema. Segundo ele, essa transparência é fundamental para estreitar as relações entre o governo e os municípios. “Estamos torcendo para esse novo método dar certo no Estado. Estamos aqui relatando as nossas dificuldades. Como gestores, sabemos das dificuldades”, disse.
Já o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porteirinha (Aciport), Cássio Samuel Mendes França, valorizou a mudança de postura da nova gestão em abrir espaço para conversar com os empresários. “A mudança começa por aqui, a gente não tinha a oportunidade de mostrar os nossos problemas. Essa aproximação é muito importante para o desenvolvimento da região, que possui grandes empreendedores, mas que, às vezes, faltam oportunidades”, pontuou o empresário.

Energia – Zema também visitou outro importante polo de desenvolvimento da região: a energia fotovoltaica. Ele conheceu a Usina Fotovoltaica Janaúba, inaugurada oficialmente em fevereiro deste ano. Esta é a primeira usina destinada a clientes de baixa tensão, comércio e pequenas indústrias, da Cemig Geração Distribuída (Cemig GD), em sociedade com a Mori Engenharia, empresa de soluções em energia solar. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas é o estado que mais gera energia elétrica por meio de usinas fotovoltaicas.
Zema conversou com diretores da usina e da Cemig e destacou a oportunidade de investimentos no setor. “Precisamos apoiar projetos como esse, que auxiliam na produção de energia de forma sustentável e eficiente, além de trazer novos investimentos para o Estado”, afirmou.

Saúde – A última agenda do governador no município foi uma visita técnica ao Hospital Municipal de Janaúba. Zema esteve acompanhado do secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos, e conheceu as instalações, conversou com os gestores, funcionários e ouviu as suas demandas. O hospital enfrenta dificuldades financeiras, oriundas dos últimos governos.
“Fizemos uma visita técnica para diagnosticar os principais problemas da instituição e que estão atrapalhando a plena execução de seus serviços. Foi uma reunião com a equipe gestora, a prefeitura e demais representantes para traçarmos metas de trabalho. Todos os esforços possíveis serão empenhados para atender as demandas da população”, afirmou o secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos.

Mostre mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.