A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) mobiliza suas equipes técnicas para iniciar a montagem dos equipamentos da transposição da bacia hidrográfica do rio Claro a partir desta quinta-feira, 10. E já no sábado, 12, a previsão é iniciar a operação do sistema.
Inicialmente os trabalhos serão concentrados nas instalações dos dois conjuntos motobomba elétricos, que são os mais potentes e estão na linha de frente. E depois, em alguns dias, outros dois motores elétricos acionados por gerador serão montados. E um motor movido à diesel ficará de stand by. Os quatro conjuntos elétricos conseguem bombear cerca de 500 litros/segundo do rio Claro para o rio Uberaba. No ano passado a transposição foi acionada no dia 7 de julho e ficou em operação até o dia 20 de outubro.
A transposição marca a data crítica em que o período de estiagem afeta diretamente o volume do rio Uberaba. O monitoramento do manancial indica uma queda de vazão constante nos últimos dias, chegando próximo a 1.200 litros/segundo. Este é o mínimo necessário para operar as três ETAs em plena capacidade.
“Por isso, precisamos ter um lastro de segurança. A complementação do volume do rio Uberaba nos dá uma maior tranquilidade para o abastecimento. De outra parte, alertamos que estamos na estação da seca e a população é um elo importante no combate ao desperdício, bem como na adoção de ações de economia no dia a dia. E nunca deixaremos de orientar que é preciso ter uma caixa d’água compatível com o tamanho da família. A recomendação é uma de 1.000 litros para atender até 5 pessoas na residência. Esta capacidade de reservação é muito importante, sobretudo na estação seca”, frisou Rui Ramos, presidente da Codau.
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo