A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, realizarão nesta sexta-feira, 11, às 10h, a cerimônia de inauguração da Unidade Profa. Dra. Maria Cristina Silva (Heliponto) e das novas instalações dos Laboratórios de Urgência e Emergência. O evento, aberto à comunidade, será realizado no Auditório Esmeralda, localizado no prédio da Reitoria da UFTM.
A construção, iniciada em junho de 2023, tem uma área total de 3.670,91 m2. A parte térrea do prédio é uma extensão do pronto socorro do HC-UFTM e conta com salas de acolhimento, assistência social e serviço de psicologia para o atendimento aos pacientes e seus familiares. Nos demais andares, também serão instalados os Laboratórios de Análises Clínicas, Laboratórios de Anatomia Patológica e o Laboratório do Centro Colaborador (em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde).
Além disso, o prédio terá espaço para aperfeiçoamento técnico com salas de simulação realística e locais para desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais de saúde.
No topo do prédio está localizado o heliponto, uma área de pouso e decolagem para helicópteros, especialmente utilizados no resgate e transporte de pacientes críticos de toda a macrorregião do Triângulo Sul (que abrange Uberaba e mais 26 municípios). O heliponto será o espaço adequado para pouso e decolagem do helicóptero Águia do Corpo de Bombeiros. Atualmente o helicóptero pousa no campo do Uberaba Tênis Clube.
O convênio com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais permitiu a construção do prédio (principalmente térreo e heliponto), porém a finalização da construção interna dos andares será realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A nova unidade representa um importante avanço para o fortalecimento da estrutura de atendimento hospitalar e de formação acadêmica da universidade. O espaço abrigará atividades práticas de internato, estágios supervisionados e residência médica e multiprofissional, reforçando a integração entre ensino, serviço e assistência.
Professora Maria Cristina Silva – A edificação recebeu o nome de Unidade Professora Doutora Maria Cristina Silva, em homenagem a professora universitária e médica, que se destacou como a primeira superintendente do HC-UFTM.
Nascida em Frutal (MG), Maria Cristina se graduou em medicina pela Universidade Federal de Brasília (UnB) com especialização em Terapia Intensiva. Professora do Departamento de Clínica Médica da UFTM, foi uma das responsáveis pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas, ao lado do Dr. José Gastão da Cunha Júnior. Também foi a primeira mulher a exercer um cargo público de direção no HC-UFTM, atuando como Diretora Clínica e posteriormente como superintendente.
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo