Maria das Graças Salvador
Entregue nesta sexta-feira a comunidade o heliponto do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh. Também foi inaugurada as instalações dos laboratórios de urgência e emergência, com direito a um pouso do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG) para autoridades e a imprensa presente.
A obra contou com investimento de R$ 8.991.558,10, através de convênio entre a UFTM e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, verba proveniente de reparação do rompimento da barragem de Brumadinho e investida no HC.
O heliponto permitirá o atendimento a pacientes críticos da macrorregião do Triângulo Sul, que inclui Uberaba e mais 26 municípios. Segundo o tenente-coronel Vital, comandante da Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, a estrutura representa um ganho real para o atendimento na região. “Essa estrutura do heliponto permite uma redução do tempo de resposta nos atendimentos traumáticos e clínicos. Antes, pousávamos no Uberaba Tenis Clube, com deslocamento de até 20 minutos até o hospital. Agora, esse tempo é eliminado, o que pode evitar sequelas graves e salvar vidas”, destacou.
“Com a inauguração do Heliponto, do Hospital das Clínicas, vamos ter um ganho muito grande, principalmente na segurança operacional e na qualidade desse atendimento. A gente vai conseguir trazer o paciente para dentro do ambiente hospitalar com mais rapidez e com maior qualidade, considerando todo o transporte terrestre e essa mudança de equipamento, seja do helicóptero para a viatura terrestre. À medida que temos um heliponto para levar o paciente diretamente no hospital, temos um ganho muito grande na condição clínica desse paciente”, completou.
Simbologia –A reitora da UFTM, profª Marinalva Vieira Barbosa, destacou que além do heliponto, o novo prédio de 3.670 m² amplia a capacidade de atendimento do pronto-socorro do hospital, com salas de acolhimento, psicologia e assistência social. Informa que também estão previstas instalações para os Laboratórios de Análises Clínicas, Anatomia Patológica e o Centro Colaborador, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Haverá ainda espaços de simulação realística, voltados ao desenvolvimento de habilidades de residentes e alunos da graduação, fortalecendo a integração entre ensino e serviço.
A reitora lembrou, ainda, que a atual gestão assumiu a obra em 2023 com o compromisso institucional de concluí-la, mesmo não tendo sido iniciada por sua equipe. “As instituições são maiores que as pessoas. Ao recebermos esse projeto, nos mobilizamos para sua execução e, com isso, reafirmamos o papel da UFTM como uma universidade pública comprometida com a saúde e a educação de qualidade”, afirmou.
Ela também ressaltou o simbolismo dos recursos utilizados na construção. “Estamos falando de uma obra financiada pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) decorrente do rompimento da barragem de Brumadinho. Isso nos impõe uma responsabilidade ética com a vida humana. Transformamos dor em reparação social, investindo em um espaço que salva vidas e fortalece o SUS”, pontuou. A reitora ainda agradeceu o apoio da Ebserh e de todas as equipes envolvidas no planejamento, execução e adaptação do hospital durante a construção.
Melhor acesso – Já a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvêa, afirmou que a nova estrutura reforça a linha de cuidado da urgência e emergência em toda a rede regional. “Ela dá celeridade e segurança ao transporte de pacientes críticos, qualifica o cuidado intra-hospitalar e fortalece a formação profissional com laboratórios e salas de simulação”, afirmou, destacando também o impacto positivo para as equipes assistenciais.
“A entrega de hoje é extremamente importante, trata-se de um heliponto que vai qualificar o acesso de pacientes críticos ao pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM. Hoje, esses helicópteros trazem os pacientes para um local de pouso que não é ao adequado e agora teremos toda segurança e celeridade nessa transferência dos pacientes. Isso faz total diferença no sucesso do atendimento, o tempo e a qualidade do transporte. E, por outro lado, também dá mais condições para que os nossos trabalhadores, a nossa equipe técnica, aplique as melhores práticas de atendimento. Condições adversas de atendimento também geram possíveis consequências em relação ao sucesso das intervenções e agora é uma oportunidade excelente de qualificar esse atendimento. A parceria com o Corpo de Bombeiro sempre existiu e agora nós damos um passo para a excelência, com toda segurança no transporte aéreo de indivíduos em situação crítica. Em relação à Ebserh, é importante ressaltar que ela gerencia um coletivo de 45 hospitais universitários federais no Brasil inteiro, um deles está aqui em Uberaba e a empresa é parceira na promoção da melhoria da infraestrutura física, tecnológica, da aquisição de equipamentos”, observou.
Em relação à contratação de novos profissionais para trabalhar nesta nova fase do HC, Luciana Gouvêa, diz que esse processo de concursos periódicos é praticamente uma rotina na empresa. Acabamos de homologar um concurso recentemente e isso faz com que tenhamos um cadastro reserva para quaisquer necessidade de ampliação, de reposição, de quadro, então na medida em que os serviços vão expandindo nos nossos hospitais universitários nós acompanhamos, convocando profissionais desse cadastro reserva. À medida em que as expansões ocorreram e expansões físicas e houver necessidade de incremento de pessoal é justamente a diretoria de gestão de pessoas que resguarda o dimensionamento adequado dos trabalhadores”, conclui.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, aproveitou a solenidade para pedir à representante da Ebserh, Luciana Gouvêa, a ampliação do número de leitos no HC-UFTM para agilizar o atendimento à comunidade. “Peço que a Ebserh avalie a ampliação de leitos do Hospital de Clínicas. Em nossas UPAs há pacientes aguardando por dias e lá eles devem aguardar em média 24 horas. É importante que tenha estrutura e habilitação de leitos para gente poder fazer a regulação da melhor forma possível, porque nós temos uma missão muito clara: cuidar de gente, e isso só é possível se a gente estiver unido”, pediu Elisa.
Salvando vidas – Já o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga Rojas, elogiou a eficiência com que o investimento estadual foi aplicado. “É muito bom ver o investimento da educação sendo empregado com tanta competência. Essa entrega será um diferencial para salvar vidas e também para aproximar a educação básica do ensino superior, que é uma das nossas metas no estado. A gente vê que o hospital vai contribuir bastante para a comunidade, e o governador Romeu Zema e o nosso vice-governador Matheus Simões têm muito carinho por Uberaba. Eles fazem questão da presença do estado aqui, em todos os momentos. Se a gente poder investir ainda mais na cidade, vamos, principalmente na entrega educacional”, afirmou.
Sobre novos investimentos, disse que o Governo do Estado tem várias verbas que estão sendo investidas, mas são ligadas mais às escolas de educação básicas.
Vale lembrar que o prédio inaugurado nesta sexta recebeu o nome de Unidade Profª Drª Maria Cristina Silva em homenagem à primeira superintendente do HC-UFTM, médica e professora do Departamento de Clínica Médica da universidade. Maria Cristina Silva foi uma das responsáveis pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a primeira mulher a ocupar cargo de direção no hospital. A reitora afirmou que esta foi uma maneira de homenagear o trabalho das pessoas que já passaram pelo hospital e “fizeram a história da instituição, salvando vidas e vamos continuar fazendo história e honrando nosso compromisso com a saúde e a educação”, resume a reitora da UFTM.
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 29°
Tempo limpo