Domingo, 01 de Dezembro de 2024 14:07
(34) 3334-4440
Cidade Crise hídrica

Prefeitura decreta situação de emergência nas áreas afetadas pela seca

Uberaba vive a maior crise hídrica dos últimos 40 anos

09/10/2024 20h38
Por: Maria das Graças Salvador
Rio Uberaba está completamente seco e rio Claro começa a entra em colapso - Foto: Divulgação/Codau
Rio Uberaba está completamente seco e rio Claro começa a entra em colapso - Foto: Divulgação/Codau

 

Em virtude da maior crise hídrica dos últimos 40 anos, a Prefeitura de Uberaba declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela seca. O Decreto 6.612 foi publicado no Porta-Voz, diário oficial desta quarta-feira, 9. O documento dá sustentação a medidas como a suspensão das aulas em escolas que tiverem problemas com abastecimento de água. 

Conforme o decreto, o município se encontra em uma situação de anormalidade em razão do desequilíbrio hidrológico relacionado à seca prolongada, uma vez que já são seis meses sem chuva na cidade, o que gera esgotamento dos mananciais e impacta no desabastecimento de água. Diante desta situação, em virtude da maior crise hídrica dos últimos 40 anos, o decreto de emergência permite que o município adote ações para minimizar os impactos já ocasionados e prevenir a ocorrência de incidentes futuros. 

Conforme alinhado em reunião nesta quarta, 9, conduzida pela prefeita Elisa Araújo, algumas instituições de ensino terão as aulas suspensas já nesta quinta, 10, a fim de garantir a segurança dos alunos. Nessas unidades haverá reposição de aulas, conforme já definido pela Secretaria de Educação. Nenhum aluno será prejudicado.

Participaram da reunião representantes das Secretarias de Educação, de Saúde, de Defesa Social, Serviços Urbanos e Obras, e de Governo, além da Procuradoria-Geral do Município, Codau e Defesa Civil.

O decreto, que entrará em vigor nesta quarta (9), tem vigência de 180 dias. Segue em vigor o Decreto 6.516 que declara situação de emergência de desabastecimento de água tratada no Município, e dispõe sobre o desperdício de água.

 

Chuva - Na noite desta quarta-feira, 9, começou a cair um pouco de chuva no município e previsão é que ela continue até na sexta-feira, 11. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa quarta-feira, 9, um alerta de tempestade de grau de severidade classificado em “perigo potencial” para 85,5% das cidades mineiras, o equivalente a 730. Entre os municípios em alerta está Uberaba.
Conforme o alerta, que vale até esta quinta-feira, 10, a previsão é de chuva entre 20mm e 30mm no período de uma hora, ou até 50mm durante o dia. A tempestade deve ser acompanhada de ventos intensos de até 60km/h e queda de granizo.
Nessas condições, há a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O instituto orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É recomendado também que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Uberaba, MG
Atualizado às 12h10
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 30°

29° Sensação
3.62 km/h Vento
60% Umidade do ar
49% (0.26mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)

Mín. 20° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (03/12)

Mín. 20° Máx. 26°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio