Quarta, 16 de Julho de 2025 03:35
(34)99210-4372
Anúncio
Saúde Tecnologia

Hospital Unimed Uberaba sedia cirurgia inédita  

A réplica permitiu aos cirurgiões o direcionamento preciso

21/01/2025 17h04
Por: Rose Dutra
Divulgação - Procedimento utilizou biomodelo em 3Drepresentando uma réplica em tamanho real da coluna toracolombar da paciente
Divulgação - Procedimento utilizou biomodelo em 3Drepresentando uma réplica em tamanho real da coluna toracolombar da paciente

Os cirurgiões Dr. Anderson Dias e Dr. Leonardo Gaia realizaram o primeiro tratamento cirúrgico de escoliose idiopática de alto grau no Hospital Unimed Uberaba, com a utilização de biomodelo em 3D de uma paciente. Para a programação cirúrgica, segundo o Dr. Anderson, foramconfeccionados dois biomodelos por meio de impressão 3D, que representam uma réplica em tamanho real da coluna toracolombar da paciente. Explica que uma das peças foi utilizada pela equipe para programação cirúrgica e treinamento pré-operatório. A segunda peça serviu de apoio durante o procedimento cirúrgico.

A réplica permitiu aos cirurgiões o direcionamento preciso e o estudo anatômico da coluna no intraoperatório, o que aumenta a segurança no posicionamento dos parafusos, diminui o uso de radiação e reduz significativamente o tempo cirúrgico. O Dr. Anderson explica que o fato permite que o paciente tenha uma melhor recuperação, diminua o sangramento intraoperatório e os riscos de infecção, além da diminuição do uso de anestésicos e analgésicos. O procedimento cirúrgico ainda contou com neurofisiologia intraoperatória que, segundo ele, é fundamental para a segurança do paciente no tratamento de deformidades da coluna.

A cirurgia, de acordo com os médicos, teve um resultado muito positivo com a correção da deformidade e satisfação do paciente e familiares. A bioimpressão é uma ferramenta importante para o cirurgião, melhorando, ainda mais, o planejamento cirúrgico e auxiliando durante a cirurgia. É uma inovação tecnológica que auxilia em muito no resultado do tratamento cirúrgico.

Sobre o biomodelo

O biomodelo foi feito por meio da construção em 3D da tomografia computadoriza da coluna da paciente para a realização de todo o estudo. O projeto e preparo são de autoria do especialista em impressão 3D, Mateus Viana, que tem expertise internacional em bioimpressão pela faculdade ENSIL-ENSCI (Limoges, França) e pelo estágio realizado na empresa francesa Addidream, especializada em impressão 3D aliada à medicina. A equipe contou ainda com o apoio do professor Marcos Massao Shimano, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e Alberto Goulart, empresário da Bioprinted.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.